Pela primeira vez na história da F-1 a McLaren conseguiu uma dobradinha em Monza e de forma arrasadora. Os tempos da equipe nos treinos da semana passada não eram mascarados, como muitos pensavam. Os ingleses não conseguiram aquelas marcas usando um carro fora do regulamento. E teve gente que chegou pensar que era a Ferrari que blefava, escondendo o jogo. Normalmente quando alguma equipe blefa na F-1 é para se mostrar mais rápida do que realmente é.
Quem viu os treinos de sexta-feira pôde perceber, ao ver uma ótima edição de imagens da geradora oficial da F-1, que os carros da McLaren tinham uma ótima performance ao atacar as zebras mais fortes do circuito. Para você se situar: as primeiras zebras estão no final da reta principal, aquela que Massa e Hamilton dividiram e se tocaram logo no início da prova. A segunda e mais importante, onde os pilotos realmente atacam com vontade, fica na chamada curva quatro. A parte mais forte, a do meio da manobra, é contornada a 120 Km/h.
Só que os carros vêm de uma reta, em grande velocidade, e são obrigados a frear bruscamente, jogando-se então para cima da zebra da esquerda, onde o tranco não é dos maiores. É aí que vem a parte mais difícil, ao virar para direita na seqüência o carro dá um pulo e ao aterrisar são obrigados a virar para esquerda. Foi nessa edição que deu para perceber que os carros ingleses aterrissavam e ainda mantinham um ótimo nível de estabilidade. Ao comparar as imagens, foi possível perceber que as McLaren aterrissavam com as quatro rodas praticamente no chão e saia acelerando, enquanto as Ferrari batiam no asfalto e pulavam, dando um enorme trabalho ao seus pilotos para segurarem a barata na pista. Era uma briga intensa com o volante ou a direção, como queiram. Boa parte da mídia creditava o bom desempenho dos ingleses a uma nova e revolucionária asa traseira. Mas o que menos se usa em Monza é asa. Tanto que os carros da GP 2 desprezaram a segunda lamina de sua asa traseira, o que deu aspecto bem estranho aos carros da categoria. Se você voltar um pouquinho, vai percebe que nos outros circuitos, onde não se usa muito a asa, como Canadá e EUA, a McLaren deu um banho na Ferrari.
Uma vitória incontestável do espanhol. Alonso foi superior em tudo: pole, melhor volta e a o mais importante, a vitória. E nos proporcionou um dos pódios mais sem graça da temporada. Alonso só não liderou o primeiro treino da sexta-feira, onde Kimi nos deu uma falsa esperança de que os carros vermelhos estavam no páreo. Falsa porque já no segundo treino do dia, Alonso foi 1.336 segundos mais rápido que a melhor Ferrari desta sessão, no caso a de Massa. A do finlandês teve uma diferença maior ainda, exatamente de 1.462 segundos.
Logo no treino livre de sábado, o espanhol conseguiu ser mais de 0,5 segundo mais rápido que a primeira Ferrari, novamente a de Massa. Neste treino, Kimi Raikkonen sofreu um acidente bem estranho. Seu carro simplesmente perdeu o rumo de casa. Numa freada no final de reta, o carro saiu para o lado direito e bateu de frente com Gard-Rail, se danificando por completo. Aparentando ser uma quebra de suspensão traseira. Já o defeito do carro do brasileiro, na 10ª volta, também aparentou ser na suspensão traseira. Sendo assim, desta vez Raikkonen parece ter sido menos azarado que o normal.
No Qualifyng Alonso voltou a colocar mais de 0,5 segundo para cima da melhor Ferrari, com Hamilton bem perto. Só que o espanhol estava bem mais pesado que o inglesinho. Realmente Alonso ignorou os adversários em Monza.
E aconteceu. Nosso piloto, Felipe Massa, ficou fora da disputa do título de 2007. Pois sua corrida durou apenas dez voltas. Obra do destino? Usando a lógica não seria possível. Mas desde quando a lógica é regra dentro do circo da F-1.
Mais o assunto do momento é a reunião dos conselheiros da FIA nesta quinta-feira em Paris. Todos esperam uma penalização para cima da Mc Larem. Ron Dennis até chorou apôs a vitória na Itália. Coisa nunca vista em sua longa carreira no circo. E sem querer, até arrumou um advogado. O sr. Galvão Bueno. Do Plim-Plim. Só que de bobo o nojento do Dennis não tem nada. E preparou um dossiê das artimanhas, ou irregularidades da Ferrari e também outro da Renault. E vai jogar tudo no ventilador. Esperando assim conseguir neutralizar sua pena.
Paz e saúde a todos!
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