05/04/2011 - Terça-Feira |
Café mortal |
|
A competição de maior importância deste final de semana foi o mundial de motos. Sem querer desmerecer as outras que aconteceram na mesma data. Mas o fato de maior relevância para nós brasileiros foi o acidente da Copa Montana, categoria de acesso da Stock Car- Brasil que substituiu a Stock Lights. Não devemos esquecer-nos da Formula Truck, categoria que mesmo sem o apoio da rede do Plim Plim consegue levar mais publico aos autódromos que a Stock.
O mundial de Motos realizou sua segunda etapa no circuito espanhol de Jerez de La Fronteira. E para desespero de muitos competidores foi realizado com piso molhado ou com chuva fina em alguns momentos. E nessas condições, todos se equivalem em condições técnicas.
E foi justamente nesse quesito que o maior ídolo dos últimos tempos das duas rodas se apoiou, por estar inferiorizado tecnamente falando, com a Ducati, Valentino Rossi se entusiasmou e largando apenas do 12º posto achou que era possível vencer e iguinorou seus adversários e realmente fazia uma esplêndida corrida de recuperação.
Assim como Simoncelle que nessa altura era o primeiro após superar Lorenzo num vacilo do espanhol e também ter superado Stoner, o piloto mais rápido do final de semana até então. Rossi estava cheio de gás e já ocupava o terceiro posto colado em Stoner na volta de numero 7, quando alcançou Stoner e ultrapassou caindo na seqüência e levou o inocente do australiano na trapalhada. Numa rara demonstração de desespero.
Rossi queria e poderia levar a Ducati a sua primeira vitoria em 2011, mas
tudo foi rápido demais e ele mesmo declara que aquela não era a hora para superar o piloto da Honda. Só que Stoner cedeu a posição inesperadamente e na seqüência Valentino perdeu o ponto de frenagem e assim a frente de sua moto desgarrou e ele foi ao chão e sem querer levou o favorito a vitoria junto.
O mais engraçado é que após o tombo dos dois, Valentino ficou preso debaixo da moto e Stoner não. E ai aparecerão uns cinco ou seis ficais de pista e todos foram ajudar Rossi. E ninguém deu assistência para o australiano a priori, e assim Rossi voltou para pista antes do Australiano. E por ironia Valentino continuou na prova e Stoner não.
E assim Lorenzo que assistia tudo a media distância herdou o segundo posto e Simoncelle com uma Honda privada era o ponteiro. Mas não demorou muito e a realidade se manifestou e o Urso do Cabelo duro se perdeu sozinho numa curva e Lorenzo herdou a primeira posição e não a largou mais.
Vários pilotos ocuparam a segunda ou terceira posição a partir daí. Mais todos se deram mal e Pedroza que fez um péssimo inicio de prova acabou no segundo posto. Apesar de ter herdado a posição em algumas situações, porem soube ficar em cima da moto mesmo em condições físicas debitada. E o terceiro foi de Haiden que ocupou esse posto varias vezes e também foi superado algumas vezes. Porem quem ia à frente acabava caindo e o terceiro posto acabou ficando com ele. Até parece mandinga. Mas o terceiro lugar era para ser ele.
O assunto chato do final de semana foi a morte de Sodermann na curva do café. A mesma que vitimou seu companheiro de equipe em 2007, Sperafico. Coincidências a parte essa parte do autódromo é critica, porem em termos de estatística ela figura como segura para aquelas pessoas que ficam atrás de uma mesa. Mas todos que correm, e passam por lá, sabem o perigo do lugar. Webber e Alonso conheceram e testaram o problema em 2003. Mas para a F1a pista é segura. E para alterar o local é preciso do aval da FIA.
A única vez que a Moto GP aconteceu em Interlagos, no local foi construída uma variante, daquelas de ultima hora. E existe até hoje. E nunca mais utilizada. Porem quando Sperafico morreu vários pilotos pediram uma previdência, mas a turma detrás da mesa iguinorou. E desta vez o falha foi maior: pois foi uma relargada com chuva. E para piorar a equipe de Sodermann havia montado um pneu de chuva de maneira errada numa roda de trás.
A Formula Truck realizou sua segunda etapa no combalido autódromo de Jacarepaguá. A pole era de Giaffone, mas seu diferencial o largou na mão. Roberval Andrade liderava com folga. Também quebrou e ai Danilo Dirani passou a liderar, mas também quebrou. e vitoria ficou com Geraldo Piquet. Não pense que sua vitoria foi fácil. Ele teve que suar a camisa para vencer.
A Stock Car Brasil realizou sua segunda etapa em Interlagos. E foi uma bela prova, cheia de disputas. Ao contrario da primeira etapa. Nessa categoria também a vitoria foi herdada. E a vitoria caiu nas mãos de Caca Bueno. Houve um festival de erros nas paradas de boxes.
Felicidades a todos!
|
|
|
|
 |
|