|
|
Regulamento |
|
Campeonato Mineiro Módulo II
Em reunião realizada na sede da Federação Mineira de Futebol com a presença dos dirigentes das doze equipes participantes deliberaram a seguinte forma de disputa da competição para a temporada 2018.
1ª FASE
Art. 7º - Todos os clubes se enfrentarão uma vez, em turno único, classificando -se, ao final das 11 (onze) rodadas, para a fase semifinal, os 4 (quatro) melhores colocados.
Art. 8º - Ao final desta fase, a DCO publicará a classificação geral, que será observada para definição e confronto dos quatro clubes da fase semifinal, além do rebaixamento de dois clubes para o Campeonato Mineiro 2019 – Segunda Divisão.
SEMIFINAIS
Art. 9º - Os clubes jogarão duas vezes dentro de seus respectivos grupos, cada um exercendo seu mando. Salvo disposição diversa (art. 10), esta será a ordem dos confrontos:
1º - Colocado x 4º Colocado
2º Colocado x 3º Colocado
Art. 10- Se os dois primeiros colocados da 1ª fase pretenderem jogar a primeira partida em casa, exercendo seu mando, deverão informar sobre esta decisão à DCO até às 14h (quatorze horas) do primeiro dia útil subsequente ao término da 1ª fase. Caso não haja manifestação, a ordem será a do artigo anterior.
Art 11 – Classificam-se para a final os clubes que, dentro de seu grupo, obtiverem maior número de pontos.
Parágrafo único
Realizados os dois jogos de cada grupo e empatados os clubes em número de pontos, utilizar-se-ão os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: a) maior saldo de gols na fase semifinal, ou seja, consideradas as duas partidas; b) melhor classificação na 1ª fase, de acordo com o que reza o art. 8º.
FINAL
Art. 12- Os dois clubes se enfrentam em um grupo e disputarão dois jogos, cada um exercendo seu mando (a ordem abaixo será definida pela colocação na 1ª Fase).
Vencedor B X Vencedor C
Vencedor C X Vencedor B
Art. 13 - Se o melhor colocado na 1ª Fase pretender jogar a primeira partida em casa, exercendo seu mando, deverá informar sobre esta decisão à DCO até às 14h (quatorze horas) do primeiro dia útil subsequente ao término das semifinais. Caso não haja manifestação, o clube de melhor campanha na fase classificatória decide em casa.
Art. 14 - Será Campeão Mineiro 2018 – Módulo II o clube com maior número de pontos na final.
Parágrafo único - Realizados os dois jogos e empatados os clubes em número de pontos, utilizar-se-ão os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: a) maior saldo de gols na fase final, ou seja, consideradas as duas partidas; b) melhor colocação na 1ª Fase.
REBAIXAMENTO E ACESSO
Art. 15 - Concluída a 1ª Fase, os dois clubes com menor pontuação serão rebaixados para o Campeonato Mineiro 2019 – Segunda Divisão, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no artigo 16.
Parágrafo único - Ascenderão ao Campeonato Mineiro 2019 – Módulo II o campeão e o vice-campeão do Campeonato Mineiro 2018 – Segunda Divisão.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Art. 16 - Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da 1ª Fase, o desempate, para efeito de classificação às semifinais, observará os critérios abaixo:
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto;
5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6º) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio público na FMF.
Parágrafo único - No caso de empate entre mais de dois clubes, não será considerado o quarto critério.
|
|
|
|
|
|
Colunas |
|
|