Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
'De luto', Zé Roberto compara fim do Osasco à perda na família
22/04/2009 - 08:23 hs
 
Ex-técnico do Finasa/Osasco e atual comandante da seleção brasileira, José Roberto Guimarães não escondeu o abatimento após receber a notícia do encerramento das atividades do time adulto do clube. Em entrevista ao Sportv, ele lamentou o anúncio feito pelos dirigentes na última segunda-feira e comparou o fato a uma perda na própria família.

"Estou de luto. É como se tivesse perdido um ente querido. Quando vejo acabar um projeto como esse, fico amargurado. Não sei o que fazer e espero uma luz o mais rápido possível. Estamos tristes e aborrecidos", disse o técnico do Pesaro, da Itália. Das 18 jogadoras chamadas para o Montreux Volley Masters, sete defendiam o Finasa/Osasco. Zé Roberto prevê uma debandada do País e já calcula os efeitos que a seleção pode sofrer.

"Isso vai fazer com que as jogadoras busquem novos horizontes, como Itália, Turquia, Japão, Rússia. Isso me preocupa muito. Conseguimos repatriar um número importante de jogadoras e o campeonato teve um crescimento de visibilidade. As jogadoras mais jovens puderam ver de perto as campeãs olímpicas jogando nos clubes", lamentou Zé Roberto.

Em função da falta de alternativas para absorver as atletas que ficaram desempregadas, o treinador teme que elas sejam obrigadas a atuar longe dos grandes centros. "A quantidade de jogadoras que pode ficar sem time e atuar em paises não tão qualificados tecnicamente e se sujeitando a ganhar pouco para sobreviver é grande. É uma noticia que abala os alicerces do vôlei feminino", afirmou.

No dia 5 de maio, as jogadoras convocadas pelo treinador começam os treinos em Saquarema para a disputa do Montreux Volley Masters, primeira competição da temporada. Preocupado, o Zé Roberto já pensa no encontro. "É uma coisa péssima para a seleção brasileira. Penso como será o clima entre as jogadoras sem clube. O clima no começo da preparação em termos de contratação vai ser o pior possível", prevê.

O técnico também se disse temeroso com a possibilidade de encerramento das atividades do Brasil Telecom, semifinalista da última edição da Superliga, e aventou a possibilidade de mudança no ranqueamento das jogadoras feito pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para formar os times. "Estou boquiaberto. Perde o vôlei como um todo, o masculino e o feminino, e perde também a seleção brasileira".

Após ver a saída do Finasa, Zé Roberto torce pela chegada de novos patrocinadores. "Espero que consigamos montar algumas outras equipes com investidores que se interessem pela empreitada. Vale a pena investir no esporte. Tenho fé que vamos conseguir achar pessoas que se comovam com a situação", afirmou o técnico, que recordou a saída do Pão de Açúcar. "Foi uma fase dolorosa, mas conseguimos nos reerguer", disse.

 
Fonte: Gazeta Press
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.