Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
Welton leva pena branda; Marcos pega 120 dias no STJD da FMF
20/05/2009 - 09:05 hs
 



























O Atlético conseguiu um resultado favorável e outro contrário na sessão no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Mineira de Futebol, na noite desta última terça-feira(19). O zagueiro Welton Felipe levou pena branda, de apenas dois jogos, enquanto o experiente Marcos foi punido com suspensão de 120 dias. Outro julgado pela 2ª Comissão Disciplinar foi o volante Carlos Alberto, que acabou absolvido.

Os jogadores foram julgados por problemas ocorridos no segundo e decisivo clássico do Campeonato Mineiro, que terminou com empate por 1 a 1, resultado que garantiu o título ao Cruzeiro. Welton Felipe e Marcos estavam incursos no artigo 253 (agressão ao adversário), com pena prevista de 120 dias a 540 dias de suspensão.

No caso de Welton Felipe, o departamento jurídico do Atlético conseguiu a desclassificação para outro artigo, o 254 (jogada violenta), com pena em jogos, o que não impedirá o zagueiro de continuar defendendo o Galo nas próximas rodadas do Brasileiro. Um alívio para o técnico Celso Roth, já que, se o jogador fosse punido, só dois defensores estariam à disposição para enfrentar o Sport, na Ilha do Retiro, domingo que vem: Leandro Almeida e Werley.

Com a punição em jogos, Welton Felipe terá de cumprir a pena nas duas primeiras rodadas do Mineiro de 2010. O jogador se mostrou aliviado em ter a pena abrandada pelo TJD. “Estou feliz por ter pegado só dois jogos, os auditores viram que eu não era culpado. Estava angustiado e agoniado, mas graças a Deus, deu tudo certo. Vou continuar trabalhando, teremos um jogo difícil contra o Sport e vamos fazer o máximo para sairmos com um bom resultado”, frisou.

Marcos
Em relação a Marcos, a situação foi diferente e o zagueiro acabou levando a pena mínima de 120 dias. O Atlético não obteve êxito em desclassificar a denúncia para outro artigo, como no caso de Welton Felipe. “Não estamos satisfeitos, esperávamos a absolvição. Vamos recorrer, nós e o atleta não concordamos”, afirmou o advogado que defendeu os jogadores do Galo no julgamento, João Luís Amoedo, em entrevista à Rádio Itatiaia.

O advogado adiantou que o clube recorrerá no próprio TJD, para tentar modificar a punição aplicada a Marcos. Mas João Luís Amoedo preferiu não se manifestar sobre um possível pedido de efeito suspensivo, para que o zagueiro seja liberado. O problema é que o capitão alvinegro se recupera de contusão muscular e ainda não tem prazo para retornar aos gramados.

“O recurso é para o pleno do tribunal. São nove auditores que vão julgá-lo e esperamos que o Marcos seja absolvido. Ainda vamos analisar se haverá o pedido de efeito suspensivo ou não”, disse o advogado, que também não sabe se o clube recorrerá para diminuir a punição a Welton Felipe. “A pena foi justa. Mas vou conversar com o Welton e vamos refletir melhor”, acrescentou.

Carlos Alberto
O caso do volante era o mais tranquilo, pelo fato de o jogador ter sido expulso ao receber o segundo cartão amarelo. Ele foi denunciado no Artigo 254, por praticar jogada violenta, com pena de duas a seis partidas. Carlos Alberto, que teria de cumprir a punição no Estadual de 2010, acabou absolvido.

Leão
Além dos jogadores, o ex-treinador do Galo, Emerson Leão, esteve no banco dos réus. Ele foi denunciado por invadir o campo no intervalo do jogo para reclamar com a arbitragem. Ele escapou de punição pelo Artigo 188 (manifestar de forma desrespeitosa contra a arbitragem), mas foi punido com base no 274 (invadir local da partida), com suspensão de 120 dias.


foto/crédito: Juarez Rodrigues/EM/DAPress




 
Fonte: www.supersportes.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.