Ligeirinho .’.
O estádio foi inaugurado no dia 10 de junho de 1972 (foto), mas o início das obras se deu 10 anos antes em 1962. Inicialmente era para ser o estádio do Uberaba Sport Club porém, em 1967 o prefeito de Uberaba que na época era o Engº João Guido, propôs ao então presidente do Uberaba SC, o advogado Edgard Rodrigues da Cunha a doação do terreno a municipalidade para que, as obras que vinham em ritmo muito lento pudesse ser concluída. Assim foi feito e cinco anos depois em 1972 era inaugurado o maior estádio do interior mineiro para a época. A inauguração foi ainda mais abrilhantada com a também inauguração da hoje extinta TV Uberaba um dia antes, no dia 9 de junho, TV esta que transmitiu para todo Brasil o jogo inaugural entre as Seleções brasileira tricampeã mundial de a Seleção de novos que se preparava para disputar as Olimpíadas de Munique na Alemanha.
Na última terça-feira (3) o Jornal Estado de Minas de Belo Horizonte publicou matéria sobre a inauguração do estádio que pode ser acompanhada abaixo.
Leia na íntegra a matéria de Eugênio Moreira.
A cidade de Uberaba viveu dias agitados no início de junho de 1972. Quase simultaneamente, foram inaugurados a TV Uberaba e o Estádio Uberabão. “Euforia em Uberaba com um novo estádio e a TV”, anunciou o Estado de Minas de 9 de junho. A TV Uberaba Canal 5 era afiliada à Rede Tupi de Televisão, dos Diários Associados, e gerou, para todo o país, as imagens do jogo inaugural do Estádio Municipal Engenheiro João Guido.
“O povo de Uberaba começa a comemorar duas grandes conquistas para o desenvolvimento da cidade. Hoje, entra no ar a TV Uberaba, e amanhã é a vez de ser inaugurado o Uberabão, com a presença das duas Seleções Brasileiras”, informava o jornal. As duas seleções brasileiras eram a olímpica, que se preparava para os Jogos de Munique, na Alemanha, e a principal, que iria disputar e conquistar a Taça Independência, torneio conhecido como Minicopa, realizado no país com 20 seleções, em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil.
Construído pela Prefeitura Municipal, o Uberabão tinha capacidade para 50 mil pessoas, mas, como de costume, não estava totalmente concluído. As dependências internas, como vestiários, cabines de rádio e TV, eram provisórias. A cobertura de parte da arquibancada havia sido montada com material metálico e depois seria substituída pela definitiva, de concreto. As obras continuariam na segunda-feira, depois da inauguração.
Originalmente, o estádio pertenceria ao Uberaba Sport Club. O advogado Edgard Rodrigues da Cunha, presidente do clube entre 1959 e 1963, teve a idéia de construí-lo, adquiriu a área e encomendou o projeto ao arquiteto Eduardo Mendes Guimarães. Mas as obras não foram adiante e o então prefeito da cidade, João Guido, sugeriu que o estádio fosse doado à prefeitura, o que ocorreu em dezembro de 1967. A administração de Randolfo Borges Júnior deu continuidade ao projeto, mas a inauguração coube ao prefeito Arnaldo Rosa Prata.
A solenidade contou com a presença do governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco, e do presidente da Confederação Brasileira de Desportos, João Havelange. Houve apresentação da esquadrilha da fumaça e da banda da 4ª Divisão do Exército, de Belo Horizonte. Foram soltos mil balões coloridos, e estudantes entraram em campo com as camisas e bandeiras dos três clubes profissionais da cidade – Uberaba, Nacional e Independente.
Outra presença ilustre foi a do médico Álvaro Lopes Cançado, o zagueiro Nariz, ex-jogador de Atlético, Fluminense e Botafogo, que disputara a Copa do Mundo de 1938 e morava em Uberaba. Ele conduziu a tocha olímpica e a bola do jogo inaugural. Nariz também foi o médico da delegação brasileira no Mundial da França e, após encerrar a carreira, em 1941, fundou no Botafogo o primeiro departamento médico de um clube de futebol no país. Por isso, é considerado o pai da medicina esportiva no Brasil.
GOL INAUGURAL O primeiro gol do Uberabão foi marcado por Rivelino, na vitória da Seleção principal por 2 a 1 sobre a Seleção olímpica, em 10 de junho, um sábado. Aos 17min, o jogador do Corinthians acertou um violento chute, depois de receber passe de Paulo César Caju, na entrada da área, e driblar Vágner e Carlos Alberto Pintinho. O goleiro adversário era Nielsen, do Fluminense. Como prêmio, Rivelino ganhou da prefeitura um rádio e um relógio. Zé Carlos, do Santa Cruz, empatou para a equipe olímpica, e Jairzinho fez o segundo gol da Seleção principal, dirigida por Zagallo. O público foi de quase 50 mil pagantes, incluindo ingressos e carnês.
Na quarta-feira seguinte, dia 14, ainda dentro das solenidades de inauguração do Uberabão, houve mais dois jogos, entre clubes. Na preliminar, Uberaba e Nacional ficaram no 0 a 0. Depois, Cruzeiro e Flamengo empataram por 1 a 1, gols de Roberto Batata e Caio Cambalhota. As duas seleções brasileiras viajaram de Uberaba para Belo Horizonte e jogaram no Mineirão na terça-feira: a principal derrotou o Hamburgo por 2 a 0, e a olímpica empatou com o Atlético por 0 a 0.
Ficha Técnica:
Nome: Estádio Municipal Engenheiro João Guido
Local: Uberaba - MG
Inauguração: 10 de junho de 1972
Jogo: Seleção Brasileira 2x1 Seleção de Novos
SELEÇÃO BRASILEIRA: Leão, Rodrigues Neto (Piazza), Brito, Vantuir e Marco Antônio; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Tostão (Dario), Rivelino e Paulo César. Técnico: Zagalo.
SELEÇÃO DE NOVOS: Nielsen, Terezo, Abel, Wagner e Celso; Falcão e Carlos Alberto; Pedrinho, Dirceu (Bolívar), Zé Carlos e Manoel (Rubens).
Arbitragem: Robert Heliê Levy
Bandeiras: Armando Marques e Arnaldo César Coelho.
Público: 25.000
Renda: Cr$ 404.850,00
Gols: Rivelino (22′, 1°T), Zé Carlos (42, 1ºT) e Jairzinho (45, 1°T).
SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE !!!
|