Os torcedores supersticiosos do Atlético-MG podem comemorar. Líder do Brasileirão 2009, o Galo conquistou 17 pontos nas sete primeiras rodadas da competição e igualou a marca de seu principal rival, o Cruzeiro, conquistada em 2003, primeiro ano em que o torneio passou a ser disputado no sistema de pontos corridos. Curiosamente, a Raposa foi o único clube que liderou na 7ª rodada e que conquistou a competição, feito que o Galo busca atingir este ano.
A diferença do Cruzeiro para os líderes na 7ª rodada dos outros anos não é grande, mas o resultado final, sim. Em 2004, o São Caetano teve um início promissor, tendo conquistado 16 pontos até então. Mas a equipe do ABC paulista caiu muito de produção e terminou em 18º, com 53 pontos, lutando para não cair (nesse ano, o campeonato foi disputado por 24 clubes).
No ano seguinte, o Botafogo largou na frente, tendo feito 15 pontos nos primeiros sete jogos. Contudo, o Glorioso não conseguiu manter a performance e terminou o torneio em 9º lugar, com 59 pontos (a competição teve 22 clubes). Em 2006, três equipes dividiam a ponta após sete partidas. Cruzeiro, Fluminense e Inter haviam conquistado 16 pontos, mas nenhum deles foi capaz de manter o primeiro lugar. O time colorado terminou em 2º, com 69 pontos, enquanto a Raposa ficou em 10º, com 53, e o tricolor carioca em 15º, com 45.
Em 2007, Botafogo e Paraná dividiam a ponta com 14 pontos, mas o Alvinegro tinha menos um jogo que o rival. Devido aos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a partida entre o Glorioso e o Corinthians foi adiada. Tal decisão acabou gerando polêmica porque o time carioca vinha embalado na competição e se sentiu prejudicado. Outro motivo de reclamação do clube é que seus rivais estaduais (Flamengo, Fluminense e Vasco) não tiveram seus duelos adiados. Com a vitória do Timão por 3 a 2 na partida adiada, o clube paulista somou 15 pontos nas sete primeiras rodadas, apesar de ter disputado o sétimo duelo após a 19ª rodada.
Flamengo, Grêmio e Cruzeiro dividiam a ponta, com 16 pontos, na sétima rodada de 2008. Os três clubes fizeram boas campanhas, mas permitiram que o São Paulo fosse o campeão. O tricolor gaúcho foi o segundo colocado, com 72 pontos, a Raposa terminou em terceiro, com 67 e o Rubro-Negro ficou na 5ª posição, com 64.
|