Líder do Grupo C, com 10 pontos, o América (foto) está bem próximo da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, ao fim do turno da etapa inicial. As projeções indicam 12 pontos para que um time garanta sua presença entre os dois primeiros colocados de cada chave. O técnico Givanildo Oliveira, mais precavido, quer que sua equipe some mais cinco pontos para se classificar.
Matematicamente, o Coelho pode se garantir nas quartas de final da Série C com duas vitórias. Se derrotar o Ituiutaba, domingo, às 16h, no Independência, e o Guaratinguetá, dia 12, no interior paulista, o time chega aos 16 pontos e não poderá mais ser ultrapassado por três dos quatro adversários do grupo. O América ainda enfrenta o Mixto, em casa, e, na última rodada, joga contra o Gama, no Distrito Federal, em 2 de agosto.
Além de ter a melhor pontuação da Série C, ao lado de Águia, no Grupo A, e ASA e Icasa, no B, com 10 pontos – no saldo de gols perde para os dois times da Chave B –, o América é a única equipe que ainda não sofreu gol nas três divisões do futebol brasileiro em andamento (a Série D começa no domingo). Nos dois jogos em casa, contra Gama e Guaratinguetá, venceu por 2 a 0; fora, empatou por 0 a 0 com o Ituiutaba e venceu o Mixto por 1 a 0.
Academia
Depois da folga de ontem, os jogadores do Coelho treinam em dois períodos hoje. Pela manhã, será no Centro de Treinamento, e, à tarde, na Academia Olimphia. Para enfrentar o Ituiutaba, Givanildo Oliveira não poderá contar com o ala esquerdo Rodrigo, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida de sábado, em Cáceres (MT). As opções são Zé Rodolfo e Bruno Barros. Dois jogadores que deixaram a partida de sábado por contusão – o goleiro Flávio, com dor na panturrilha esquerda, e o atacante Luciano, contundido no pé direito – serão reavaliados pelo departamento médico hoje.
foto: ARquivo (divulgação)
|