Ituiutaba continua longe da classificação do Brasileiro C
15/07/2009 - 10:07 hs
Mesmo com a vitória, a classificação fica cada vez mais distante, mas não impossível. O Ituiutaba goleou o Mixto por 5 x 0 no último domingo (12), na Fazendinha e manteve acesas suas esperanças de se classificar para a Segunda Fase do Campeonato Brasileiro da Série C. (Foto)
Embora a classificação esteja cada vez mais distante, pois seu principal rival o Guaratinguetá, tem um jogo a menos e um ponto a mais (Já que venceu o América por 2 a 0 na rodada), o Boa precisa vencer os jogos que lhe restam e torcer por tropeço do time paulista para se classificar. Os gols foram marcados por Paulinho Pedalada(2), Mateus (de pênalti), Lúcio Flávio e Romarinho, que construíram o triunfo da Coruja mantendo a terceira colocação no Grupo C com oito pontos e saldo de cinco gols.
Com a derrota, o Mixto continua na lanterna com quatro pontos e se perder para o América-MG no próximo domingo (19), em Belo Horizonte, estará praticamente rebaixado para a Série D. Com a ausência dos volantes Claudinei e Leandro Paraná contundidos, o técnico Nedo Xavier foi obrigado a mudar o esquema tático do Boa, optando pelo 3-5-2.
O Mixto manteve praticamente a mesma formação dos jogos anteriores, com os veteranos Finazzi e Alex Dias no ataque. O rodado Elivélton, recém-contratado pelo Tigre das Vargas, sequer ficou no banco de reservas.
O Tricolor boveta não deixou o time mato-grossense respirar. Logo na saída da bola o atacante Tito, que jogou mais recuado no meio-campo, concluiu o primeiro ataque do jogo. Aos dois minutos, o lateral-esquerdo Betão invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Fred. Pênalti claríssimo que o capitão Mateus converteu aos três minutos. Esse gol deu tranquilidade ao Ituiutaba, que passou a tocar a bola e a explorar o desespero do Mixto. Aos 13, Tito fez bela jogada individual e exigiu difícil defesa do goleiro Mauro. As melhores jogadas do time cuiabano nasciam dos pés do jovem meia Valderrama, atuando com muita liberdade. Aos 17 minutos, o jogador arriscou de fora da área e quase empatou.
O azar que perseguiu o Boa nas finalizações, porém, resolveu ir embora. Em dez minutos, o Ituiutaba fez três gols e liquidou a partida: aos 18, Mateus cruzou da direita e a bola sobrou na pequena área para Lúcio Flávio marcar; aos 20, Paulinho Pedalada concluiu com acerto mais uma bela jogada e aos 28, o mesmo Paulinho Pedalada estabeleceu 4 x 0 após um cruzamento de Betão. Para tentar mudar o panorama, o técnico Luiz Dário sacou um zagueiro e colocou mais um atacante, Buiú (que defendeu a Coruja em 2007). A alteração não surtiu efeito e o Ituiutaba poderia ter ampliado aos 34, quando, num mesmo lance, acertou a trave duas vezes com o ótimo lateral-direito Mateus. As laterais do campo se transformaram em verdadeiras vias expressas por onde o Boa construía suas jogadas ofensivas com bastante efetividade. Aos 38, o volante Cal cometeu falta violenta em Tito e foi corretamente expulso pelo árbitro. Na saída do intervalo, os jogadores e a comissão técnica do Mixto foram severamente cobrados pelos cerca de 40 torcedores Boca Suja que enfrentaram os 1.300 quilômetros que separam Cuiabá do Pontal do Triângulo Mineiro. Alex Dias e Finazzi foram os mais vaiados, sendo chamados de mercenários pela galera mixtense. Parte dos torcedores deixaram a Fazendinha no intervalo. No segundo tempo, a Coruja tirou o pé do acelerador e preferiu explorar apenas os contra-ataques. O Mixto criou algumas oportunidades de gol, principalmente com Tiago Tiziu, mas o goleiro Jonatas evitou. Pelo lado do Ituiutaba, Lúcio Flávio se mostrou egoísta em alguns lances e desperdiçou jogadas que poderiam ser melhor aproveitadas por companheiros melhores colocados. Nedo Xavier aproveitou a folga no placar para promover a estreia de três atletas: Geovane Lage, Romarinho e Queninha. E foi Romarinho, contratado junto ao Democrata-SL, em belíssima jogada individual, que marcou o quinto gol boveta, aos 43 minutos do segundo tempo.
O Boa folga na próxima rodada e só volta a campo no dia 26, quando recepciona o Gama na Fazendinha. Com a goleada desta tarde, o Ituiutaba se manteve em boas condições de lutar por um das vagas do Grupo C e, além disso, espantou por completo qualquer ameaça de rebaixamento.