Há três jogos sem vencer na Série B do Brasileiro, o Ipatinga (foto) tentará na sexta-feira, às 21h, contra o Guarani, no Ipatingão, melhorar um retrospecto incômodo na competição: a equipe não tem se dado bem atuando diante dos times paulistas. Em quatro partidas, venceu apenas uma, empatou outra e foi derrotada em duas.
Contra equipes do estado de São Paulo, o Tigre conseguiu sua única vitória em 23 de maio, ainda pela terceira rodada: bateu a Ponte Preta por 2 a 1, jogando no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O atacante Márcio Diogo foi o herói da partida ao marcar os dois gols da equipe. Nessa partida, o time do Vale do Aço conseguiu um triunfo longe da torcida, depois de passar em branco em toda a sua participação na Série A no ano passado – em 19 partidas como visitante na elite do futebol brasileiro, foram cinco empates e 14 derrotas.
Nos outros duelos contra paulistas, o Ipatinga empatou com o Bragantino (1 a 1), em Bragança Paulista, em 2 de junho, e foi goleado em casa pela Portuguesa (3 a 0 ), sete dias depois. No sábado, foi batido pelo São Caetano por 2 a 0, no Ipatingão.
O próximo adversário, o Guarani, já liderou a Série B, mas agora vem caindo de produção. O time paulista foi derrotado nos últimos dois jogos – Portuguesa (4 a 3) e Atlético-GO (3 a 1) –, depois de ficar 11 invictos. Agora, o Bugre necessita da recuperação para se manter entre os quatros clubes que garantem o acesso para a Série A em 2009.
A grande novidade do Ipatinga deve ser o retorno do atacante Marcelo Ramos, que participou normalmente das atividades ontem. O jogador deve ser relacionado para sexta-feira, mas ainda não tem a presença confirmada entre os titulares pelo técnico Emerson Ávila. Ele desfalcou a equipe nos dois últimos jogos (contra Ceará e São Caetano) por estar com dor nas costas. Coincidentemente, quando o atacante não pôde atuar, o Tigre foi derrotado.
Marcelo Ramos confia numa vitória para dar confiança no restante da competição: “O campeonato é difícil, mas espero que o retorno de alguns jogadores nos ajude a conquistar resultado positivo. Estou à disposição do técnico e vamos fazer uma boa partida”, disse o atacante ao site do clube.
Rodada - Mesmo jogando no Canindé, a Portuguesa foi surpreendida e perdeu para o Juventude por 1 a 0, na abertura da 16ª rodada. Zezinho, de apenas 17 anos, fez o gol dos gaúchos, que deixam provisoriamente a zona de rebaixamento. O Paraná goleou o Bragantino por 4 a 1 no Durival de Brito, gols de Gabriel, Dedimar, Davi e Fabinho. O de honra do Braga foi de Leo Jaime.
|