De missão cumprida, América foca regularidade pelo título
18/08/2009 - 08:25 hs
Campeonato Brasileiro da Série C
Com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, o América (foto) cumpriu sua missão na Série C do Campeonato Brasileiro: chegou à semifinal e, assim, garantiu o acesso à Série B de 2010. Agora, os comandados de Givanildo Oliveira tentam manter a regularidade, maior virtude da equipe, para buscar o título da competição.
"O principal feito do time foi ter começado a competição bem e ter 'terminado' bem. Fez o que precisava desde o início e esteve constante. Não foi um time de altos e baixos, foi sempre regular", analisou Givanildo Oliveira, que manteve a base do elenco ao assumir o time e conseguiu o acesso contratando apenas quatro jogadores, com utilização de atletas vindo das categorias de base.
"Ninguém espera um acesso. A gente trabalha pensando no melhor, mas não ficamos esperando nada, fomos trabalhando", disse Givanildo, que se tornou confiante à medida em que o grupo correspondeu em campo: "Foram oito jogos (na primeira fase). A partir do terceiro (0 a 0 com o Ituiutaba-MG) vimos que estávamos bem".
Assim, com o grupo forte, unido e animado depois de garantir a volta do América-MG à Segundona após cinco anos na Série C, o treinador tenta mais uma importante conquista: o título nacional - a equipe faz semifinal contra o Guaratinguetá. "O objetivo era subir. Agora, temos o mata-mata e o pensamento é ser campeão. Se conseguirmos manter o que temos feito, podemos ser campeões", disse.
Grande fase do Coelho No América, Givanildo Oliveira consegue seu segundo sucesso na temporada, que foi iniciada depois de complicada passagem pelo Vila Nova - com irregular campanha na Série B de 2008, foi duramente criticado pela torcida e acabou demitido. No início do ano, salvou o Mogi Mirim do rebaixamento no Campeonato Paulista, dirigindo o time nos cinco últimos jogos.
Com a conquista do acesso, o treinador aproveitou para alfinetar o time goiano, que atualmente é apenas 15º colocado com 22 pontos, três acima da zona de rebaixamento: "A essa altura, ano passado, o Vila Nova já estava livre do rebaixamento. Tinha um número de pontos que não daria para cair. Agora tem que correr atrás".