Após pouco mais de um mês e meio de disputa, o Campeonato Brasileiro da Série D afunilou, e somente dez equipes seguem no páreo pelas quatro vagas na Série C. De acordo com o levantamento do Portal Futebol Interior Chapecoense-SC e Macaé-RJ são os mais cotados para subir.
O time catarinense é dono da melhor campanha até aqui, com cinco vitórias, dois empates e somente uma derrota em oito jogos. Além disso, é dono do melhor ataque da com 16 gols marcados, e da defesa menos vazada dentre os que seguem na briga ao lado do Macaé, com apenas cinco gols sofridos.
O supreendente time do Rio de Janeiro tem campanha igual ao do Chapecoense, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, mas marcou 12 gols contra 16 dos catarinenses. O Araguaia, do Mato Grosso tem campanha superior ao da dupla, com seis vitórias, um empate e uma derrota, mas perdeu seis pontos graças a escalação irregular de um jogador, portanto somou 16 pontos, contra 17 de Macaé e Chapecoense.
Invicto em casa
O time de melhor desempenho dentro de casa é o Araguaia, que venceu todos os quatro jogos. Com três vitórias e um empate em seus domínios, o Chapecoense ainda está invicto dentro de casa, e para não fugir à regra, o Macaé tem o mesmo desempenho como mandante. O trio é o único entre os dez que ainda foram derrotados diante de suas torcidas.
Público
No quesito público, os dez times que continuam na Série D deixam a desejar. O São Raimundo-PA é quem tem a melhor média entre os sobreviventes, tendo levado 4.298 torcedores por jogo, infinitamente inferior ao Santa Cruz, que com 38.246 torcedores por jogo lidera a média de público da competição com folga.
O Londrina é o sexto colocado, com média de 3.788, seguido de Sergipe, com 3.778 e Uberaba, que levou 2.330 torcedores por jogo, em média. Apesar de fazer grande campanha e estar bem cotado para subir, o estádio do Macaé costuma ficar às moscas. O clube tem média de somente 174 torcedores por jogo, ocupando a 36ª colocação.
|