O Ipatinga (foto)começa a fazer as contas para conseguir uma vaga na elite do futebol brasileiro em 2010. Com 28 pontos em 21 partidas e 44,44% de aproveitamento na Série B, a equipe do Vale do Aço sabe que terá de melhorar muito seu desempenho se quiser cumprir o principal objetivo na temporada. Faltando 17 jogos para o término da competição, os mineiros ainda disputam 51 pontos e precisam conquistar no mínimo 32 para atingirem os 60. O número é considerado necessário para chegar ao acesso, com aproveitamento de 62,74%, performance parecida à do Atlético-GO, hoje vice-líder – no ano passado, o Barueri obteve 63, ocupando o quarto lugar, mas com cinco de vantagem para a quinta colocada, Ponte Preta. O Tigre está a nove pontos do Ceará, que hoje garantiria a quarta vaga na Série A.
E a Macaca é justamente a próxima adversária do Tigre na competição, amanhã, às 21h, no Ipatingão. Mesmo com essa dificuldade, o clima é tranquilo no Vale do Aço. Diferentemente das últimas semanas, quando esteve pressionado pelos maus resultados, o Ipatinga terá mais tranquilidade para se preparar para a partida, pela 22 ª rodada. O triunfo sobre o Vila Nova-GO (2 a 0), na última rodada, além de encerrar uma sequência de quatro partidas sem vitória, deu motivação para o Tigre prosseguir seu trabalho.
Um dos mais otimistas na reabilitação do time é o atacante Diego Silva, que marcou um gol e deu passe para outro, de Márcio Diogo, contra os goianos. “Estávamos precisando desses três pontos. Eles vão nos ajudar muito ao longo da competição. Dediquei o gol e a nossa vitória ao torcedor que está sempre do nosso lado”, diz o jogador, maior artilheiro da história do Tigre, com 42 gols em 79 jogos. O armador Leandro Brasília, presente nos últimos três jogos e muito elogiado pelo técnico Emerson Ávila, será novamente titular diante dos paulistas.
Os novos reforços - Os novos jogadores contratados pelo Ipatinga estarão à disposição daqui a duas semanas. O volante Luciano Sorriso e o armador Francismar ainda dependem de recuperar a forma física, já que não estavam atuando. “Preciso de algumas semanas de treinamento. Mas vou me esforçar para ficar como opção do treinador o quanto antes”, explicou o armador, que foi revelado pelo América, mas teve destaque no Cruzeiro.
foto: Arquivo
|