Pizza quentinha! STJD absolve time da Série D em caso de W.O.
09/09/2009 - 07:23 hs
Campeonato Brasileiro da Série D
No começo da noite desta última terça-feira, o Atlético Roraima foi absolvido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O time roraimense foi eliminado da Série D do Brasileiro após não comparecer ao último jogo da primeira fase da competição, contra o Genus, em Porto Velho, Rondônia.
Ao abandonar a competição, o clube de Roraima foi incluso no artigo 204, que caracteriza abandonar a disputa de campeonato, torneio ou equivalente, da respectiva modalidade, após o seu início – do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Assim, o Atlético de Roraima poderia ter que pagar multa entre R$ 10 mil a R$ 200 mil e proibição de participar dos dois próximos campeonatos.
O mais curioso de tudo é que o clube roraimense não enviou defesa ao STJD, mas mandou em anexo um documento em que o presidente do clube alega não os motivos do abandono da competição. Segundo o dirigente, o Roraima teria dificuldades financeiras, pois o governo do estado não ajudou com as despesas e, assim, ficou difícil para o clube levar adiante sua participação no campeonato.
Comovidos com a declaração do presidente do clube, o primeiro a votar foi o auditor Fernando Pessanha, que absolveu o Roraima e declarou que: "Nem tudo que é legal, é justo".
O presidente do STJD, Paulo Valed Perry, votou pela absolvição e utilizou o artigo 161 do CBJD para fundamentar seu voto, pois argumentou que nele consta que o clube não agiu de má fé para abandonar uma competição.