A cinco dias da primeira partida da decisão da Série C do Campeonato Brasileiro, diante do ASA, de Alagoas, domingo, em Arapiraca, os jogadores do América (foto) são unânimes ao pregar respeito ao adversário, dono de uma das melhores campanhas na competição. O segredo da equipe é se concentrar ao máximo para não correr riscos de uma derrota elástica no Nordeste, o que poderia dificultar a tarefa no Independência, dia 20, no jogo de volta. O técnico Givanildo de Oliveira acredita que o time mineiro tem condições de voltar a Belo Horizonte com um bom resultado, mas exige atenção total do grupo, principalmente com as bolas aéreas dos alagoanos.
Apesar da missão complicada, o atletas estão animados e admitem que podem suportar a pressão do ASA. “Vamos lutar para conquistar bom resultado fora de casa. Devemos ter muita atenção e concentração para tentar o triunfo. O resultado positivo vai nos dar mais tranquilidade para decidir o título em casa, diante da nossa torcida”, diz o lateral-esquerdo Zé Rodolpho.
O volante Moisés está suspenso e não atua em Arapiraca. Ele é o único que participou de todas as 12 partidas do Coelho na competição. O jogador já marcou quatro gols, inclusive o que levou a equipe à vitória diante do Guaratinguetá (2 a 1), nas semifinais. O seu provável substituto será Dudu. Já Leandro Ferreira, que sentia dores no púbis, retornou aos treinos com bola e poderá ser relacionado. Outros que estavam no departamento médico, o volante China e o atacante Edgard, também voltaram às atividades, mas dependem de recuperar a forma física.
O grupo treinou ontem em dois períodos. Givanildo comandou atividades técnicas, com ênfase nos cruzamentos, passes e finalizações. Os atletas se reapresentam hoje à tarde. A viagem para Alagoas será na sexta-feira, às 7h. A delegação se hospedará em Maceió e seguirá para Arapiraca somente no sábado à tarde.
Força em Alagoas - Fundado em 1953, o ASA comemorará o segundo título da temporada caso vença a Terceira Divisão. No primeiro semestre, conquistou o Campeonato Alagoano, superando o Corinthans-AL na final. Nos últimos 10 anos, o time se transformou em uma das forças do estado, ao lado dos tradicionais CRB e CSA, pois levantou o caneco por cinco vezes (além de 2009, venceu em 2000, 2001, 2003 e 2005). Ainda foi vice-campeão em 2008.