O torcedor americano (foto) poderá vibrar com o Coelho na primeira partida decisiva da Série C do Brasileiro, domingo, às 16h, contra o ASA, em Arapiraca. A TV Alterosa acertou com a diretoria do clube a transmissão dos dois jogos decisivos. No entanto, como não foi possível a antecipação para sábado – por causa do feriado de segunda-feira, o prazo não foi suficiente para atender o Estatuto do Torcedor –, o confronto de Arapiraca será transmitido apenas pela internet, pelo Portal Uai. Há ainda a possibilidade da instalação de um telão em local fechado para a torcida americana.
O segundo jogo, no Independência, foi antecipado para sábado, dia 19, e será transmitido para todo o estado, inclusive Belo Horizonte. “O torcedor vai poder vibrar e mandar uma energia para nós, nesse jogo importante para o América. É um momento em que está todo mundo ajudando”, declara Olímpio Naves, um dos presidentes do clube.
Os jogadores do América consideram a primeira partida como a mais importante do ano. Para eles, as chances de conseguir o título inédito dependerão muito do desempenho da equipe no Nordeste. O objetivo do técnico Givanildo de Oliveira é voltar para Minas com um placar que dê mais tranquilidade para a grande decisão no Horto.
O retrospecto do Coelho longe da torcida, entretanto, não é positivo, já que venceu apenas o Mixto – rebaixado à Série D – por 1 a 0, em Cuiabá, na primeira fase. O time ainda empatou com o Ituiutaba (0 a 0), no Triângulo Mineiro, mas perdeu para o Guaratinguetá e Gama (ambos por 2 a 0). Nas quartas de finais, segurou o 0 a 0 com o Brasil-RS, em Pelotas, e, nas semifinais, foi derrotado novamente pelo Guaratinguetá (2 a 1).
O treinador vem conversando muito com o grupo a fim de controlar a ansiedade e aliviar a pressão. Ainda deu os últimos retoques para que as jogadas ensaiadas durante a semana possam se transformar em gols. Além disso, cobrou total atenção na defesa, principalmente para que as falhas nos últimos jogos não sejam repetidas. Uma das armas de Givanildo são as jogadas pelas pontas, já que ensaiou vários cruzamentos na área, com participação dos laterais Evanílson e Zé Rodolpho.
O América terá o desfalque do volante Moisés, suspenso por três cartões amarelos. Dudu é o mais cotado para substituí-lo. O atacante Luciano corre risco de ficar de fora, já que ainda se recupera de lesão na coxa. Se não tiver condições de jogar, Fábio Bala deve formar dupla com Bruno Mineiro.