O Cristal-AP fez o dever de casa no último domingo (13) e venceu o São Raimundo-PA, por 3 a 1, no Estádio Glicério Marques, em Macapá, pelo jogo de volta da terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. No primeiro jogo, o time paraense tinha goleado, por 4 a 1, em Santarém. Assim, fica com a vaga direta às quartas-de-final. Mas o Cristal também se classificou, pois é o time com a segunda melhor campanha entre os três classificados por índice técnico.
Dessa maneira, os dois times se enfrentam novamente na fase de quartas-de-final. O primeiro jogo acontece em Macapá, enquanto a decisão de quem será o semifinalista e com vaga na Série C de 2010 acontece em Santarém, interior do Pará.
Morno O primeiro tempo foi morno e os times pouco chegaram ao campo de ataque. O Cristal teve mais ímpeto e poderia ter feito o gol, mas empacou na boa marcação do time paraense, que já classificado pouco se expôs. Com mais volume de jogo, o time amapaense conseguiu chegar com perigo em algumas oportunidades, mas ficou faltando sempre um toque final e que completasse a jogada.
Gols O segundo tempo foi recheado de gols. O Cristal abriu o placar logo aos 43 segundos. Renan tentou de longe e acertou o ângulo do goleiro Labilá. O empate do time paraense não demorou para acontecer. Aos oito minutos, Del Curuça recebeu em posição legal e tocou por cobertura para deixar tudo igual.
O empate não adiantava para o time amapaense que foi atrás da vitória e graças a Max Jarí conseguiu mais dois gols. Aos 13 minutos, o atacante aproveitou os espaços na marcação e fez o segundo do time da casa. Seis minutos mais tarde, Max Jarí, novamente, ampliou. Ele avançou com velocidade e tocou por cima do goleiro