Nos pênaltis, Goiás vence o Atlético-MG e avança na Copa Sul-Americana
17/09/2009 - 08:10 hs
Em confronto equilibrado até o último momento, o Goiás venceu o Atlético-MG por 6 a 5 na decisão por pênaltis e conquistou a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, na noite desta última quarta-feira, no Serra Dourada (foto). Assim como no primeiro confronto, as equipes empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar- o Galo, que jogou com o time reserva, saiu na frente, no segundo tempo, com Júnior, mas cedeu o empate para o Esmeraldino, que igualou o placar em cobrança de pênalti de Felipe - e a vaga precisou ser decidida nas penalidades máximas. Na disputa final, o goleiro Harlei fez a diferença e defendeu as cobranças de Renan e Chiquinho, garantindo o triunfo goiano.
Fernandão dá trabalho no primeiro tempo A primeira etapa foi marcada pelo equilíbrio, com as duas equipes buscando o gol, sem medo de se expor. Aos 15, o atleticano Tchô aproveitou chute cruzado de Renan Oliveira e emendou para as redes, mas o árbitro Leandro Vuaden assinalou o impedimento. O Goiás devolveu o susto aos 23. Felipe recebeu na entrada da área e quase surpreendeu o goleiro Bruno, mas a bola acabou desviada para escanteio.
Com a obrigação de marcar, o Galo aumentou a pressão e, aos 30, Alessandro fez jogada individual na área esmeraldina e carimbou o travessão de Harlei.
Os donos da casa não se intimidaram e tiveram duas ótimas oportunidades com sua dupla de ataque. Aos 37, Felipe fez o cruzamento para o cabeceio de Fernandão, mas a bola saiu sobre o gol atleticano. Pouco depois, aos 39, foi a vez do camisa 9 servir Felipe, que emendou de esquerda, de frente para o gol, e desperdiçou.
Gols no segundo tempo Na segunda etapa, as equipes se apresentaram mais cautelosas, mas as redes finalmente balançaram. Aos 25, o experiente Júnior recebeu lançamento de Renan e, com tranquilidade, tocou na saída do goleiro Harlei para o fundo das redes.
O empate esmeraldino veio em lance que gerou muitos protestos dos atleticanos. Fernandão recebeu cruzamento na área e foi derrubado por Thiago Cardoso. Apesar de o auxiliar não ter assinalado a penalidade máxima, o árbitro não teve dúvidas e apontou para a marca de cal. Na cobrança, Felipe, com três paradinhas, chutou alto no lado direito de Bruno e igualou o placar, aos 31.
Com o resultado, a decisão foi para a disputa de pênaltis. Felipe, Fernandão, Zé Carlos, Léo Lima, Vitor e Leandro Euzébio converteram para o Esmeraldino. Bruno Meneghel mandou por cima da trave. Coube ao goleiro Harlei fazer a diferença e, apesar das cobranças certeiras de Júnior, Alessandro, Wellington Saci, Tchô e Alex Bruno, o goleiro levou a melhor diante de Renan e Chiquinho e comemorou a classificação.