Depois de duas vitórias consecutivas – Bragantino (2 a 0) e Portuguesa (1 a 0) –, o Ipatinga (foto) quer continuar o embalo na Série B do Campeonato Brasileiro para se garantir na elite em 2010. O Tigre não terá tempo para comemorar a boa fase, já que recebe o Bahia hoje, às 21h, no Ipatingão, na abertura da 26ª rodada. Os mineiros estão uma posição à frente do adversário na classificação. O tricolor foi derrotado pelo Brasiliense por 2 a 1 em Salvador na última partida.
Mais do que se aproximar dos quatro primeiros colocados, o time do Vale do Aço se distanciou na zona de rebaixamento. O técnico Emerson Ávila acredita que os bons resultados são fruto do trabalho sério que o grupo está fazendo e espera um grande crescimento na reta final da competição: “Mesmo sendo um jogo difícil, continuamos empenhados e concentrados em alcançar o objetivo da recuperação e, graças as Deus, estamos conseguindo”.
Diante dos baianos, o treinador não contará com Marcelo Moscatelli, que levou o terceiro cartão amarelo. O goleiro Marcelo Cruz, o lateral-esquerdo Radar e o atacante Marcelo Ramos, que não jogaram contra a Lusa, continuam de fora. Diego Silva, que também não atuou em Barueri, retorna à equipe e formará dupla de frente com Amilton.
Autor do gol da vitória sobre os paulistas, o zagueiro Leo Oliveira crê em uma partida complicada diante dos nordestinos, mas está motivado a conquistar novamente os três pontos: “É um adversário complicado. O nosso time tem de estar consciente. O Bahia deve armar uma retranca e precisamos fazer uma marcação firme neles, além de tentar encaixar alguns contra-ataques”.
O tricolor terá dois desfalques em relação à equipe que foi batida pelo Brasiliense. Suspensos, o volante Bruno Silva e o atacante Jael darão lugar a Hernani e Laécio. A novidade será o atacante Wilson Júnior, relacionado pela primeira vez entre os profissionais. “Estou à disposição do Sérgio Guedes para ajudar no que for preciso. Se entrar, prometo muita vontade e raça para contribuir e tirar o Bahia desta situação”, destacou o jovem.
Semelhante - Em situações parecidas na classificação, Bragantino e Juventude se enfrentam hoje às 21h, em Bragança Paulista, procurando se distanciar da zona de rebaixamento e, ao mesmo tempo, tentando as últimas cartadas para conseguir uma vaga à Primeira Divisão em 2010. O time paulista está em decadência na competição, pois perdeu os últimos três jogos (Guarani, Ipatinga e Campinense). Já os gaúchos, que estiveram na zona de rebaixamento, bateram o Fortaleza por 2 a 0 na última rodada.
Ficha Técnica Ipatinga - Fred; Alex Silva, Alessandro Lopes, Leo Oliveira e Marinho Donizete; Fernando Miguel, Lucas, Leandro Brasília e Francismar; Diego Silva e Amilton
Técnico: Emerson Ávila
Bahia- Fernando; Bebeto, Nem, Evaldo e Rubens Cardoso; Hernani, Menezes, Hélton Luiz e Leo Medeiros; Nadson e Laécio
Técnico: Sérgio Guedes
Estádio: Ipatingão
Horário: 21h
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)
Assistentes: Luiz Quirino da Costa e Sérvio Antônio Bucioli (SP)