A campanha do Ipatinga (foto) na Série B do Campeonato Brasileiro vem sendo prejudicada pelos vários tropeços em casa. O empate sem gols com o Bahia, terça-feira, no Ipatingão, pela 26ª rodada, depois de conseguir duas vitórias – Bragantino (2 a 0) e Portuguesa (1 a 0) –, foi a sétima partida que o Tigre perdeu pontos em seu território. Os maus resultados, além de provocar fúria na torcida, deixa a equipe cada vez mais longe de conquistar o grande objetivo da temporada: o retorno à Primeira Divisão em 2010. Felizmente, o time do Vale do Aço não perderá o 10º lugar na classificação, mesmo com os jogos de amanhã e sábado, que encerram a rodada.
A missão de voltar à Série A será complicada. Faltando ainda 12 jogos para o término da competição, os mineiros precisariam de pelo menos mais 28 pontos para se garantir na elite – o site Chance de Gol calcula que 64 são suficientes para ficar entre os quatro primeiros. Para isso, necessitariam de um aproveitamento de 77,70% nas rodadas restantes, desempenho superior ao do líder, Vasco (68,06%).
O Ipatinga fará mais seis partidas em casa. Três delas serão contra equipes que ocupam a parte de cima da tabela (Ceará, Atlético-GO e Vasco). Nas outras, receberá o ABC, Paraná e Juventude, que brigam para fugir do rebaixamento. Nos confrontos longe da torcida, enfrentará o Fortaleza, Duque de Caxias, Brasiliense e América-RN, que ocupam as últimas posições e São Caetano e Guarani, ambos próximo dos líderes.
O técnico Emerson Ávila aproveitará a semana para corrigir as falhas cometidas diante do Bahia. Ele ficou irritado com os erros de passe e com os gols perdidos pela equipe. Na próxima rodada, o Tigre jogará contra o Fortaleza, terça-feira, às 21h50, no Castelão. Os cearenses estão na lanterna da competição e precisam urgentemente de um triunfo para aliviar a crise e fugir do descenso. No turno, surpreenderam os mineiros e venceram por 1 a 0 no Vale do Aço, graças a um gol de Marcelo Nicácio no começo do segundo tempo.
Reforços - O treinador provavelmente contará com o atacante Marcelo Ramos em Fortaleza. O jogador, artilheiro do Ipatinga na Série B (10 gols), ficou de fora das duas últimas partidas por causa de uma contratura muscular na coxa esquerda. Ele será reavaliado pelo departamento médico, mas deve ser opção. Por outro lado, Márcio Diogo saiu machucado no empate com o Bahia e passará por ressonância magnética para saber a gravidade da lesão. Pode ficar de fora.