O Macaé está de volta à Série C do Campeonato Brasileiro. Em uma partida repleta de emoções, e com a presença maciça do torcedor alvianil no Estádio Godofredo Cruz, o time comandado pelo técnico Toninho Andrade conseguiu o acesso ao derrotar o Tupi, por 2 a 1, no último domingo (26), pelo jogo de volta das quartas-de-final do Brasileiro da Série D. Apesar de os mineiros terem vencido o primeiro confronto, por 3 a 2, o Macaé ficou com a vaga por ter feito mais gols fora de casa (foto).
Agora, em uma das semifinais, o Alvianil Praiano enfrenta a Chapecoense. Será o encontro dos dois clubes de melhor campanha nesta Série D. Os catarinenses somam 24 pontos (sete vitórias, três empates e duas derrotas) e os macaenses vêm logo atrás com 22 (seis vitórias, quatro empates e duas derrotas). O outro duelo será entre São Raimundo-PA e Alecrim-RN. Nesta segunda-feira, a CBF faz o sorteio para definir a ordem dos jogos das semifinais.
“O acesso premia todo o trabalho feito nos últimos meses. Superamos muitas adversidades e a conquista da vaga foi mais que merecida. Estão todos de parabéns pelo comprometimento. Agora, vamos lutar pelo segundo objetivo, que é o título desta Série D. Teremos um adversário qualificado pela frente, dono da melhor campanha da competição, mas vamos ter que superar mais essa dificuldade”, disse, após o jogo, o técnico Toninho Andrade.
O jogo Precisando somente da vitória para seguir na Série D, o Macaé tomou a iniciativa e tratou de abrir o placar logo aos oito minutos. Após cruzamento de André Gomes pela direita, a defesa rebateu mal e a bola limpa sobrou para o atacante Léo Santos acertar de canhota, da marca do pênalti, um belo chute de primeira, sem chances para o goleiro Gonçalves. Um golaço para o delírio do torcedor macaense no Godofredo Cruz.
Melhor em campo, o Alvianil quase ampliou aos 11. Em cobrança de falta da intermediária, Wallacer alçou a bola na área e o zagueiro André quase marcou. Mas, aos 15, o Tupi deixou tudo igual. O meia Felipe Canavan bateu escanteio pela direita e o atacante Raphael Aguiar, de cabeça, fez para o Galo Carijó. Aos 31, o Macaé perdeu o volante Gedeil, contundido. Como só a vitória interessava, o atacante Anderson entrou em seu lugar.
E o gol da vitória macaense veio aos 38. O goleiro Gonçalves retardou a reposição da bola, o árbitro Luiz Alberto Bites marcou os seis segundos e, no tiro livre indireto dentro da área, o meia Wallacer marcou depois da rolada de André Gomes. Foi o primeiro gol do apoiador nesta Série D. O Tupi só voltou a assustar aos 43. O lateral Rafael fez boa jogada pela esquerda e rolou para Hugo chutar com perigo.
Na etapa final, apesar de os visitantes terem começado melhor, o Macaé equilibrou as ações e teve a chance do terceiro gol aos 28. O lateral Uilian fez grande jogada pela direita e, na finalização, a bola desviou no zagueiro Fabrício Soares e o goleiro Gonçalves tirou com a ponta do pé. Jogando nos contra-ataques, o Macaé pouco se arriscou. O Tupi só pressionou no fim e a melhor chance foi aos 44 com Rafael. Mas, Lugão fez defesa espetacular.
E, após os cinco minutos de acréscimo, a festa foi Alvianil no campo do Americano. O torcedor fez bela festa nas arquibancadas, enquanto jogadores e comissão técnica faziam a sua dentro do gramado do Godofredo Cruz
FIcha Técnica Macaé 2 x 1 Tupi
Local: Estádio Godofredo Cruz, em Campos-RJ
Árbitro: Luiz Alberto Bites-GO
Cartões amarelos: Uilian e Otávio (Macaé); Gonçalves, Marcelinho, João Júnior e Hugo (Tupi)
Gols: Léo Santos 8'/1T e Wallacer 38'/1T (Macaé); Raphael Aguiar 15'/1T (Tupi)
Macaé - Lugão; Uilian, André, Otávio e Bill; Gedeil (Anderson), Marciel, André Gomes e Wallacer; Léo Santos (Rodrigão) e Bruno Luiz (Jhon).
Técnico: Toninho Andrade.
Tupi - Gonçalves; Marcelinho, João Júnior (Michel) e Fabrício Soares; Jaiminho, Marcel, Darlan (Felipe Fernandes), Felipe Canavan e Rafael; Ademilson (Hugo) e Raphael Aguiar.
Técnico: Léo Condé.