Terminada a longa folga depois de festejar o título da Série C do Brasileiro, superando o ASA de Alagoas, o grupo do América se reapresenta hoje à tarde ao técnico Givanildo de Oliveira (foto) para o início das atividades. A intenção do clube é antecipar as férias dos jogadores para novembro e, consequentemente, fazer a pré-temporada ainda em dezembro, a fim de obter melhor preparação para o Campeonato Mineiro, que começa no fim de janeiro.
Sem contar com Moisés, Zé Rodolpho, Irênio e Bruno Mineiro, destaques na vitoriosa campanha na Terceira Divisão e que foram emprestados para equipes das Séries A e B – se comprometeram a voltar ao time mineiro em 2010 –, a diretoria espera confirmar alguns reforços para fortalecer o grupo e assim ter chances reais de brigar pelo título estadual e da Série B.
Alguns atletas podem ser aproveitados na equipe que disputa a Taça Minas Gerais, formada, em sua maioria, pelos juniores e por aqueles que pouco atuaram na Série C – os demais continuarão os treinamentos físicos e técnicos no CT Lanna Drumond. Na competição mineira, cujo vencedor garante vaga na Copa do Brasil, o América não tem bom desempenho e ocupa a lanterna do Grupo A, com apenas dois pontos. Em quatro jogos, perdeu para Villa Nova (4 a 2) e Valério (2 a 1) e empatou com o Funorte (2 a 2) e Tupi (0 a 0).
Dificuldade - E o time de Juiz de Fora é justamente o próximo adversário do Coelho amanhã, às 20h, no Independência, pela quinta rodada. Mais uma vez, o auxiliar Cláudio Prates deve comandar a equipe. Para se classificar às semifinais, a equipe tem de vencer os três jogos restantes e ainda torcer por uma combinação de resultados. O América tenta repetir o feito de 2005, quando conquistou o título da competição.