Embora não tenha demonstrado o mesmo futebol da vitória sobre o Campinense, o Fortaleza jogou o suficiente nesta última terça-feira (29), para derrotar o Ipatinga (foto), por 1 a 0, no Estádio Castelão. O resultado embala a equipe do técnico Roberto Fernandes antes do clássico contra o Ceará, no mesmo palco.
O êxito ainda tira a formação tricolor da lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, agora com 29 pontos, a dois de deixar a zona de rebaixamento. Já os mineiros seguem com 36, em região intermediária. O Ipatinga volta a campo na sexta-feira, diante do ABC-RN. No dia seguinte, o Fortaleza terá o clássico contra o Ceará, o terceiro dos quatro jogos consecutivos no Castelão.
O jogo - A posse de bola no primeiro tempo ficou mais com o Fortaleza, mas isso não significou perigo à meta adversária. Responsável pelas articulações da equipe tricolor, o meio-campista Cristian esteve apagado, e o centroavante Luiz Carlos foi bem marcado pela defesa mineira. Tão marcado que o atacante se irritou algumas vezes com a arbitragem ao pedir a marcação de faltas.
Com isso, a torcida passou a depositar esperança em Rogerinho e no baixinho Élton, que lutavam para tentar vencer a zaga do Ipatinga. Aos sete minutos, o ex-corintiano avançou em velocidade pelo lado esquerdo do ataque e cruzou forte para a área. Rogerinho se lançou à frente, mas a bola saiu baixa e forte, e o atacante por pouco não chegou a tempo de desviar e abrir a contagem.
Nos acréscimos da primeira etapa, o lateral esquerdo Eusébio teve uma lesão muscular na coxa direita e teve de ser substituído. O técnico Roberto Fernandes colocou em campo o atacante Marcelo Nicácio, artilheiro da equipe na competição com 13 gols anotados e que estava no banco de reservas por ainda não estar totalmente recuperado de uma tendinite no tornozelo direito.
O segundo tempo começou como terminou o primeiro. O Fortaleza continuou melhor na partida, mas as jogadas teimavam em esbarrar nos zagueiros do Ipatinga. Aos seis minutos, Luiz Carlos recebeu lançamento na direita e cruzou para a área, mas a zaga fez o corte e afastou o perigo. A insistência sem sucesso culminou com a saída do meia Cristian, para a entrada de Everaldo.
Aos 18 minutos, Rogerinho fez boa jogada individual pelo lado esquerdo da área e chutou cruzado. A bola desviou em Léo Oliveira e enganou o arqueiro João Carlos - que substituiu o machucado Fred no intervalo -, inaugurando o marcador na capital cearense. Pouco depois, Nicácio recebeu cruzamento da esquerda e chutou de primeira, obrigando o goleiro a tocar para escanteio. Mas foi só.