Disposto a fazer boa campanha no Campeonato Mineiro e na Série B, competições mais importantes que disputará na próxima temporada, o América anunciou ontem seu primeiro reforço: o armador Luciano Ratinho, de 29 anos, por indicação do técnico Givanildo de Oliveira (foto). O jogador chega hoje a Belo Horizonte para assinar o contrato.
Ele foi revelado pelo Botafogo-SP e se transferiu para o Corinthians em 2001, depois de se destacar no Campeonato Paulista, em que o time de Ribeirão Preto perdeu a decisão justamente para o Timão. Luciano Ratinho ainda teve passagens por Juventude, Grêmio, Paysandu e pelo futebol da Coreia do Sul. Seu último clube foi o Shandong Luneng, da China.
Depois de folgar domingo, o grupo do América voltou ontem à tarde ao batente. O treinador mais uma vez orientou treino técnico, com ênfase para fundamentos que precisam ser aprimorados. As atividades prosseguem hoje, no CT Lanna Drumond. O clube antecipará as férias dos jogadores para novembro e começará a pré-temporada em dezembro, com o objetivo de se preparar melhor para o Campeonato Mineiro e para a Série B do Brasileiro.
CONTRATOS - Depois de confirmar a permanência, por uma temporada, de Givanildo, do lateral-esquerdo Zé Rodolpho (emprestado ao Vila Nova-GO), do volante Moisés (cedido ao Coritiba) e do atacante Bruno Mineiro (hoje no Náutico), a diretoria americana tenta definir a situação dos jogadores que ficarão sem contrato este ano.
O do zagueiro Wellington Paulo vence em 31 de dezembro e o jogador só deve negociar a renovação a partir de novembro. Já o goleiro Flávio e o lateral-direito Evanílson têm compromisso até o fim de novembro e devem conversar com os dirigentes nos próximos dias.