O Macaé saiu na frente do São Raimundo na final do Campeonato Brasileiro da Série D ao vencer o jogo de ida por 3 a 2, no último domingo, em Volta Redonda. A partida foi muito equilibrada e cheio de alternativas, e pequena a vantagem do time fluminense não significa muita coisa. Uma vitória do Pantera por 1 a 0 ou 2 a 1 é suficiente para o clube levantar a taça.
O equilíbrio é comprovado pela matemática. De acordo com o site Chance de Gol, do estatístico Marcelo Leme de Arruda, o Macaé tem 57,6% de possibilidade de ficar com o título da quarta divisão, contra 42,4% de chances do São Raimundo conquistar o primeiro título nacional de um clube do interior paraense.
Antes do jogo do último domingo, o Macaé era o favorito com um número um pouco menor, e de acordo com o Chance de Gol tinha 52,2%, contra 47,8% de probabilidade do Pantera erguer o caneco.
Mas curiosamente, o São Raimundo é o mais cotado para sair com a vitória no jogo decisivo, tendo 47,2% de chances de vencer, enquanto o Macaé aparece com 32,9% de possibilidades de sair vitorioso. Ainda existem 19,9% de chances do jogo terminar empatado. Mas a vantagem do clube fluminense é que ele joga por dois resultados (empate ou vitória).
|