Restando alguns dias de atividades para que os jogadores entrem de férias, em 9 de novembro, a diretoria do América (foto) aproveita o tempo para quitar algumas dívidas e levantar recursos para a próxima temporada, quando disputará o Campeonato Mineiro e a Série B do Campeonato Brasileiro. O intuito é formar um time competitivo, que tenha chances reais de brigar por títulos (foto). O Coelho não descarta a venda de pelo menos dois jogadores que se destacaram na vitoriosa campanha da Terceira Divisão.
Os dirigentes admitem que a negociação do atacante Bruno Mineiro pode ser solução viável para aumentar a receita financeira. O jogador, emprestado ao Náutico para a disputa da Primeira Divisão, chegou a ser sondado pelo Besiktas, da Turquia – caso a transação seja concretizada, o clube deve receber R$ 2,5 milhões, valor da multa contratual. Pelo time nordestino, o atacante balançou as redes seis vezes, em cinco partidas.
Outros atletas que poderiam gerar recursos são o lateral-esquerdo Zé Rodolpho e o volante Moisés. Eles renovaram contrato com o Coelho, porém foram cedidos até o fim do ano para Vila Nova-GO e Coritiba, respectivamente. “Precisamos colocar dinheiro em caixa. Queremos formar uma equipe forte em 2010, mas não podemos descuidar da receita, pois qualquer jogador tem de estar dentro de nossas condições salariais”, ressalta o diretor de futebol, Alexandre Matos. Ele garante que está procurando reforços, a maioria deles de equipes das Séries C e D.
Contratos - Nos próximos dias, os dirigentes também darão prioridade à renovação do vínculo dos campeões da Série C. O clube tentará acordo com o goleiro Flávio, o lateral-direito Evanílson e o zagueiro Wellington Paulo, cujos compromissos expiram ainda este ano. Além de Zé Rodolpho, Moisés e Bruno Mineiro, o Coelho já confirmou a permanência dos zagueiros Micão e Preto, titulares na campanha do título, e do atacante Fábio Bala. Já o armador Luciano, que continua no departamento médico por causa de uma lesão no joelho, tem contrato até dezembro de 2010.