Com apenas um ponto em seis disputados nos dois últimos confrontos no Vale do Aço – derrota para o Juventude (1 a 0) e empate com o Ceará (0 a 0) –, o Ipatinga (foto)não cumpriu o objetivo de aproveitar os jogos em casa para afastar totalmente o perigo de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre necessita de pelo menos quatro pontos para ficar em situação tranquila, restando cinco rodadas para o fim da competição. Se não conseguiu desempenho satisfatório em seus domínios, o time mineiro tentará compensar o prejuízo longe da torcida, já que os dois próximos compromissos serão contra o São Caetano, sexta-feira, às 21h, no Anacleto Campanella, pela 34ª rodada, e diante do Guarani, dia 10, no Brinco de Ouro, em Campinas.
Coincidentemente, o momento ruim que o time enfrenta na Série B – não vence há cinco rodadas – está relacionado à má fase do experiente Marcelo Ramos, artilheiro da equipe, com 10 gols. Principal contratação do clube para a Segunda Divisão, o atacante não balança as redes desde 11 de setembro, quando fez o único da equipe na goleada para o Campinense (5 a 1), na Paraíba. Diante do Ceará, na rodada passada, o jogador desperdiçou pênalti na primeira etapa e ainda foi substituído por Joabe.
Apesar das dificuldades, ele está confiante que pode ajudar a equipe a abandonar a fase ruim e restabelecer o caminho das vitórias: “Nossa situação não é favorável e temos de buscar o resultado positivo fora de casa. Serão dois jogos difíceis, mas vamos procurar fazer o melhor”.
Esperança - O técnico Flávio Lopes evita o clima de desânimo e garante que o time do Vale do Aço terá uma evolução no restante da competição. Ele assegura que os jogadores estão cientes da missão de resgatar a confiança da torcida. “Temos que melhorar algumas situações de jogo. Não vamos mudar só falando, temos que treinar e aprimorar para colocar em prática”, afirma.
O treinador pode ter vários problemas para escalar os titulares diante do Azulão. Expulso contra o Ceará, o lateral-esquerdo Radar não jogará. Por sua vez, o lateral-direito Alex Silva e o volante Evandro levaram o terceiro amarelo e também são desfalques. Além disso, o armador Francismar e o atacante Diego Silva permanecem no departamento médico e não devem ter condições de entrar em campo. Por outro lado, Marinho Donizete assume lugar na equipe depois de cumprir suspensão.