Animado pela presença do volante Charles, hoje no Lokomotiv, da Rússia, que foi titular e ídolo do Tigre entre 2005 e 2007, o time do Vale do Aço chega à reta final de preparação para o confronto com o Vasco, sábado, às 17h, no Ipatingão (foto), pela 38ª e última rodada da Série B do Brasileiro, procurando se concentrar ao máximo para o importante jogo que definirá a sua permanência na competição. Para escapar da Terceira Divisão, o Tigre precisa de uma vitória contra o líder, que garantiu de forma antecipada o título e o retorno à elite. Todos no Vale do Aço se mantêm otimistas em salvar o time do rebaixamento e nem pensam em novo descenso – a equipe estava na Séria A em 2008, mas foi rebaixada.
Charles esteve no Ipatingão para passar confiança e incentivar jogadores para a partida contra os cariocas. Ele chegou ao Vale do Aço para acompanhar o nascimento de sua filha.
Desde o ano passado, o volante atua pelo Lokomotiv, de Moscou, mesma equipe do armador Wagner, ex-América e Cruzeiro. “A permanência do Ipatinga na Série B será muito boa para a visibilidade do clube. Esta semana é muito importante, porque todos têm de se entregar ao máximo”, diz. Pelo Tigre, o Charles conquistou o Campeonato Mineiro em 2005, derrotando o Cruzeiro na final.
Preocupação O técnico Flávio Lopes, que novamente vive o fantasma da degola – antes de assumir o Tigre, estava no ABC-RN, já rebaixado –, orientou as atividades com o objetivo de corrigir as falhas defensivas e de posicionamento no meio-campo. Outra preocupação do treinador é controlar a ansiedade dos jogadores e afastar a pressão no Vale do Aço. Precisando de gols, o time mineiro deve ser bem coeso e ofensivo contra os cariocas.
Novo capitão, depois que Leo Oliveira se machucou, o volante Max Carrasco lamenta que a irregularidade tenha prejudicado o rendimento do Tigre na competição. Ele acredita que a equipe deve ter muita calma para chegar à vitória: “Temos detalhes a acertar no nosso time. Será um jogo de muita paciência e teremos que atuar com muita confiança e tranquilidade”.
Se o Ipatinga tropeçar, dependerá de uma vitória do Guarani sobre o Juventude, que jogarão no mesmo horário, no Brinco de Ouro, em Campinas. Os gaúchos também correm risco de ficar entre os últimos, assim como Brasiliense e América-RN.
Despedida O Vasco praticamente deu como certa a saída do técnico Dorival Júnior, que levou o time carioca ao título da Série B. Em reunião com a diretoria, ontem, no Rio, o treinador teria pedido um salário de R$ 380 mil para renovar o contrato, quantia considerada alta para os padrões financeiros do clube. Ele ganha atualmente R$ 280 mil. “Teremos uma posição final em breve. O Vasco continua e precisamos pensar em 2010”, resume o diretor-executivo, Rodrigo Caetano. Os dirigentes já estudam novos nomes para a comissão técnica para a próxima temporada.