Ipatinga (foto) se salvou de ser rebaixado na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com uma vitória por 2 a 0 sobre o campeão Vasco, na tarde deste sábado, no Ipatingão, a equipe de Minas Gerais não precisou sequer de outros resultados para escapar. Os gols do Ipatinga foram marcados no segundo tempo, por Amilton e Thiago Matias (de pênalti).
Com o resultado em sua última partida sob o comando de Dorival Júnior, o Vasco se despediu da Série B com 76 pontos, sendo 22 vitórias, 10 empates e seis derrotas. O Ipatinga encerrou a sua campanha com 48 pontos, na 15ª posição.
O jogo Contando com o apoio de sua torcida em Minas Gerais, o Vasco começou a partida pressionando o Ipatinga. O goleiro João Carlos teve trabalho para conter as investidas através de chutes de longa distância e de jogadas aéreas do time carioca.
Os vascaínos aproveitaram o bom momento para provocar a torcida local nas arquibancadas, com gritos de "terceira divisão". Aos 22 minutos, no entanto, veio o alívio: o Guarani marcou o primeiro gol sobre o Juventude.
Mais tranquilo em campo, o Ipatinga passou a trocar passes no campo de defesa e a administrar a partida. Vez ou outra, incomodava a defesa do Vasco.
Para não levar nenhuma desvantagem em relação aos seus rivais, no entanto, o Ipatinga retardou o início do segundo tempo. Demorou muito para retornar do vestiário. E reapareceu com Evandro e Amilton nos lugares de Reina e Márcio Diogo. No Vasco, Jeferson substiuiu Fumagalli.
O Ipatinga melhorou após as alterações. Aos 13 minutos, Amilton aproveitou uma falha da defesa do Vasco, invadiu a área e bateu cruzado para abrir o placar. Minutos antes, o Juventude havia sofrido mais um gol em Campinas.
Aliviado, o Ipatinga continuou no campo de ataque. Aos 26 minutos, Amilton sofreu pênalti. O zagueiro Thiago Matias cobrou com muita força, no meio do gol, e assegurou o resultado positivo.