Presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil confirmou na tarde desta última terça-feira, através de um post no Twitter, a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo (foto) para o comando do time na próxima temporada. O acerto e a duração do contrato são as únicas informações já oficializadas até o momento pelo clube mineiro. O compromisso do técnico com o Galo será por dois anos. Poucos minutos depois, o próprio treinador acrecentou em seu blog que se apresenta ao clube no dia 1º de janeiro.
- Acertei hoje o contrato para dirigir o Atlético Mineiro a partir do dia primeiro de janeiro de 2010 por dois anos. Estou feliz de retornar a Belo Horizonte e certo que iremos ter muitas alegrias - disse Luxemburgo em seu blog.
Mais detalhes sobre o acerto serão divulgados pelo presidente Alexandre Kalil em entrevista coletiva nesta quarta-feira, às 14h (de Brasília), ne sede social de Lourdes.
Neste ano, Luxemburgo começou a temporada como técnico do Palmeiras, onde foi semifinalista do Campeonato Paulista, mas após as primeiras rodadas do Brasileirão se tranferiu para o Santos, que acabou em 12º colocado na classificação final. O treinador também tinha proposta do Internacional, que disputará a Libertadores em 2010.
A tendência é de que Vanderlei Luxemburgo leve para o Atlético a comissão técnica que chefiava no Santos – ou pelo menos parte dela. O preparador físico Antônio Mello, que sempre acompanha o técnico, é nome quase certo. O assistente técnico Nei Pandolfo também deve ser aproveitado.
Ainda não se sabe se o treinador levará para a Cidade do Galo o fisiologista Cláudio Pavanelli, que também integrava o staff de Luxa no clube da Vila Belmiro.
Com 57 anos de idade, Luxemburgo é o maior vencedor de Campeonatos Brasileiros como treinador, com um total de cinco títulos. Venceu em 1992 e 1993, pelo Palmeiras, em 1998, pelo Corinthians, em 2003, pelo arquirrival do Galo, o Cruzeiro, e em 2004, pelo Santos. Passou também pela seleção brasileira, onde levou a Copa América de 1999, e pelo Real Madrid, durante a temporada 2004/2005.