Por: Pedro Artur/Jornal Hoje em Dia/BH
O Cruzeiro deposita na segurança do goleiro Fábio a esperança de classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. Em 17 partidas nesta temporada - incluindo o amistoso internacional contra a seleção da África do Sul - , o goleiro sofreu 17 gols, um gol por jogo. E, se não levar gol no jogo contra o Uberaba, no Uberabão, o time celeste avança no Estadual, e continua na briga pelo tricampeonato.
Fábio, que atravessa sua melhor fase, fez boas defesas no empate por 2 a 2 com o Uberaba, no último sábado (3), no Mineirão, no jogo de ida das quartas-de-final do Mineiro. Dono de melhor campanha, o Cruzeiro joga por vitória ou outro empate para garantir a vaga.
Além de mais determinado, desde o fatídico gol de costas na decisão do Mineiro de 2007, contra o Atlético, o goleiro vem treinando com dedicação e sob a orientação eficiente do preparador Oscar Rodríguez.
Desde sua chegada, em 2008, Rodríguez implementa uma série de atividades inovadoras para os goleiros, como a que utiliza estacas, amarradas com cordas para se atestar a agilidade e o tempo de bola.
O goleiro não participou de todos os jogos do Estadual, por causa da prioridade à Copa Libertadores da América. Ele foi substituído por Rafael nas derrotas para o Ipatinga (0 a 3) e o Democrata-GV (1 a 3) e na vitória sobre o Ituitaba por 1 a 0.
E, em nove jogos disputados, Fábio sofreu 11 gols, média de 1,22 gol por partida. O sistema defensivo celeste também preocupa o técnico Adilson Batista. Mesmo com a base titular contra o América (Teófilo Otoni), ainda pela fase de classificação, e o Uberaba, o time sofreu três gols.
Foto: Site Oficial do Cruzeiro |