Cruzeiro e Ipatinga começam a definir neste domingo uma das vagas para a grande decisão do Campeonato Mineiro 2010. Dono da melhor campanha da primeira fase, o time celeste pisa o gramado do Ipatingão, às 16 horas, amparado pela vantagem de jogar por dois resultados iguais para chegar à final.
A partida que será disputada no Vale do Aço traz uma peculiaridade que merece destaque: colocará frente a frente o ataque mais eficiente do torneio (o do Cruzeiro, com 34 gols em 13 jogos) contra a melhor defesa (a do Ipatinga, que sofreu apenas 13 tentos até agora, no Estadual).
Para Kléber (foto), que fará seu terceiro jogo consecutivo pela primeira vez nesta temporada, a explicação para o grande apetite dos atacantes vem da forma de jogar do Cruzeiro. “A gente tem feito muitos gols porque temos jogado para cima e buscando a vitória. O Cruzeiro é um time leve, de toque e que sabe trabalhar a bola. Temos que fazer o mesmo dos últimos jogos e o que costumamos fazer na nossa casa”.
O Gladiador sabe que a meta estabelecida por Adílson Batista é a de ampliar a vantagem sobre o Tigre e que manter a boa média de gols (2,61 por partida) é a melhor aposta para sair do Vale do Aço com um triunfo. “Espero que possamos fazer a mesma coisa lá. Com certeza, se conseguirmos imprimir nosso ritmo e fazer o jogo como costumamos fazer, vamos fazer gol lá também”.
Força máxima – Campeão em 2008 e 2009, o Cruzeiro segue de olho no tricampeonato do Estadual, feito que já conseguiu outras quatro vezes em sua história. Para manter o sonho, Adílson Batista deve optar por mandar a campo sua força máxima. A tendência é a de que o treinador repita neste domingo o time que escalou na partida da última quarta-feira, contra o Uberaba.
Para o goleiro Fábio, o momento decisivo da competição exige mesmo o que o elenco tem de melhor em campo. "Com certeza a gente tem que pensar muito nas partidas que temos tanto do Mineiro quanto da Libertadores. Neste momento, o Mineiro se torna prioridade, é um jogo importante e difícil, então temos que jogar com a força máxima para fazermos um bom resultado. Se possível, vamos manter a vantagem e vir depois do jogo do Chile com mais tranquilidade", destacou o camisa 1.
Vídeo – Clique aqui e veja vídeo postado no Portal uai, com matéria do último treino do Cruzeiro antes de viajar para Ipatinga.
Tigre desfalcado – Ao contrário de Adílson Batista, o técnico Gilson Kleina tem problemas de sobra para o primeiro jogo decisivo das semifinais do Mineiro. Ele não poderá contar com o zagueiro Max, suspenso, e nem com o volante Jaílton, que sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo e será operado. Thiago Matias e Amílton recuperam-se de lesões e ainda não estão garantidos.
Sem Max e diante da possibilidade de perder Thiago Matias, o treinador do Ipatinga pode até abrir mão do esquema 3-5-2 para adotar o 4-4-2. Nesse caso, quem deve entrar na zaga ao lado de Silvio é Patrick.
Sem Jaílton, as opções do treinador do Tigre são Caetano, Leanderson e Eber. Para o ataque, o eventual substituto de Amilton é Danilo. (UAI)