Atlético empata com Democrata e está na final do Mineiro
17/04/2010 - 20:35 hs
Campeonato Mineiro Módulo I - 2010
Por: Leandro Cabido/Portal O Tempo/BH
O Atlético é o primeiro finalista do Campeonato Mineiro. Neste sábado, perdendo diversos gols, a equipe empatou por 0 x 0 contra o Democrata no Mineirão e garantiu sua passagem para a sua quarta decisão consecutiva. O adversário sairá na partida entre Cruzeiro x Ipatinga, que se enfrentam neste domingo, também em Belo Horizonte.
O próximo compromisso do clube alvinegro será na quarta-feira, em Recife, contra o Sport, pela Copa do Brasil. Uma igualdade coloca os mineiros nas quartas de final da competição nacional.
Galo manda, mas não define – O Atlético queria resolver a partida logo no primeiro tempo. Em 15 minutos, foram duas bolas na trave, uma de Correa do meio da rua e outra de Diego Tardelli, que chamou a marcação para dançar e chutou no canto esquerdo do goleiro Bruno.
O Democrata, que não parecia assustado, tentava partir para cima da equipe da capital, mas parava na boa marcação do meio campo atleticano. O técnico Vanderlei Luxemburgo colocou três zagueiros, já que esperava uma ofensividade maior da equipe do interior.
A superioridade do Galo era grande demais. Mesmo tentando sair, o time de Governador Valadares perdia o pouco domínio que possuia a cada minuto. Mas, em forte contra-ataque, a equipe do interior quase abriu o marcador. O artilheiro Eraldo apareceu livre dentro da área, mas mandou para fora do gol de Aranha, assustando os atleticanos. Isso na casa dos 29 minutos de jogo.
Mas o Atlético continuava melhor em campo. Aos 42 minutos, após um célebre passe de Ricardinho, Correa se apresentou sozinho, de frente para Bruno, e chutou para fora. Um lance incrível, que fatalmente não pode ser desperdiçada.
Igualdade emocionante no Mineirão – O primeiro susto da etapa complementar foi da equipe de Belo Horizonte. Aos quatro minutos, o atacante Muriqui, que substituiu o jovem Renan Oliveira, entrou pela esquerda e deixou Diego Tardelli livre para fazer o gol. Não fez, chutando para o alto, longe da meta do goleiro da Pantera. Dois minutos depois foi a vez de Eraldo tentar abrir o placar, mas bola foi em cima de Aranha.
A velocidade do jogo era impressionante. Enquanto a equipe de Lourdes continuava a perder gols, o Democrata parecia não confiar no goleiro atleticano. Arriscavam de longe, e em uma oportunidade com Alex Santos, aos 17, a bola quase balançou a rede.
Faltando 15 minutos, a pressão do Democrata passou a valer. O técnico Moacyr Junior colocou o time a frente, já que somente a vitória interessava. Bem postado na defesa, os atleticanos conseguiram sair para jogar, tentando manter a posse de bola no ataque até o apito final.
Números – Confira os números da partida, comprovando a superioridade do Atlético, primeiro finalista do Campeonato Mineiro.
Posse: Democrata 44% x Atlético 56%,
Finalizações: Democrata 12 x Atlético 14
Desarmes: Democrata 21 x Atlético 31
Escanteios: Democrata 7 x Atlético 7
Impedimentos: Democrata 2 x Atlético 2
Faltas recebidas: Democrata 16 x 13 Atlético
Vídeo – Clique aqui e veja vídeo do Portal “globo.com” com os melhores momentos do jogo Democrata 0x0 Atlético. Confira também, na seqüência, a Ficha Técnica do jogo:
Ficha Técnica
Por: Ligeirinho
Jogo: Democrata/GV 0x0 Atlético
Motivo: semifinais Campeonato Mineiro Módulo I (segundo jogo)
Local: Mineirão
Árbitro: Emerson Almeida Ferreira
Assistentes: Helbert Costa Andrade e Celso Luiz da Silva 4º Árbitro: Francielli da Costa Bento
5° Árbitro: Cinthia Mara da Silva
Cartão amarelo: Dudu Araxá (Democrata/GV)
Renda: R$ 269.671,00
Público: 15.114 pagantes
DEMOCRATA: Bruno, Alex Santos, André Moura, Matheus e Magal; Dudu Araxá, Saulo (Celinho), Wanderson e Ely Thadeu (Rafael); Eraldo e Beto (Sandro Manoel); Técnico: Moacir Júnior.
ATLÉTICO: Aranha, Jairo Campos, Werley e Benítez; Carlos Alberto, Zé Luis, Correa, Ricardinho (Júnior) e Leandro; Diego Tardelli e Renan Oliveira (Muriqui) (Marques).