Ipatinga dá show, vence o Cruzeiro e está na final do Mineiro
18/04/2010 - 22:12 hs
Campeonato Mineiro Módulo I - 2010
Por: Leandro Cabido/Portal O Tempo/BH
Foto: Whashington Alves/VIPCOOM
O Ipatinga jogou de maneira espetacular e venceu o Cruzeiro, no Mineirão, por 3 x 1 e está na decisão do Campeonato Mineiro. Os gols do Tigre de Aço foram de Danilo Dias (2) e Alessandro, enquanto Wellington Paulista descontou para os azuis.
Com o resultado, o time do Vale do Aço vai encarar o Atlético na decisão do Campeonato Mineiro em duas partidas, com o alviengro da capital jogando por dois resultados iguais.
Pelo lado celeste, o fantasma do Ipatinga voltou a rondar a Toca da Raposa. Em 2005, o Tigre foi campeão mineiro em cima do Cruzeiro, vencendo o jogo por 2 x 1, de novo, em pleno Mineirão. Com apenas dois titulares convictos, os azuis pecaram muito.
Juiz erra três vezes – Em busca da classificação para a decisão contra o Atlético, Cruzeiro e Ipatinga entraram em campo sem peças importantes. Se o Tigre não contava com titulares na sua defesa e parte do seu meio campo, a Raposa foi escalada apenas com Fábio e Diego Renan do time titular. Esse último, foi invertido para o lado direito, para Fernandinho ocupar a lateral-esquerda.
O Cruzeiro só levou perigo ao gol do Ipatinga aos nove minutos, com Bernardo, chutando em cima de Douglas. Na sequência, Wellington Paulista chamou a defesa do Tigre para dançar mas finalizou para fora, assustando o ex-goleiro santista.
Depois dos 25 minutos iniciais, só deu Tigre de Aço. E foi aí que o juiz Ricardo Marques Ribeiro passou a ser o protagonista do jogo. No primeiro lance polêmico, aos 32, a bola foi passada para Alessandro, que, em condição legal, driblou o goleiro Fábio e mandou para as redes. O árbitro marcou impedimento.
No segundo lance polêmico, aos 39, o atacante Alessandro recebeu na ponta esquerda da grande área e foi calçado por Fabinho. O árbitro marcou falta ao invés de pênalti. Na cobrança da infração, Luizinho mandou na trave, assustando a torcida azul.
No terceiro lance, o mais impressionante, Danilo Dias foi lançado em profundidade e Fábio o derrubou de forma acintosa. Pênalti óbvio que só o juiz não viu.
Ipatinga mata a Raposa sem dó – Na etapa final, o Cruzeiro tentou assumir a posição de melhor time do Campeonato mas não foi o que aconteceu. O Ipatinga estava fazendo a sua melhor partida no Estadual e não dava espaço para a Raposa.
A tragédia, reflexo da escalação de Adilson Batista, começou a ser desenhada aos 13 minutos do segundo tempo. Danilo Dias dominou em velocidade e mandou no fundo das redes do goleiro Fábio. 1 x 0 Ipatinga, fora o show do time do Vale do Aço.
Na sequência, aos 19, quase um replay do primeiro gol. Bola para Danilo Dias dentro da área e um golaço; 2 x 0. A situação se complicou ainda mais com a expulsão do zagueiro Thiago Heleno, que levou o vermelho após falta no meio de campo.
Com um a mais, ficou fácil para o time verde calar o Mineirão. Aos 35 minutos, em ótima jogada pela direita, a bola foi rolada para Alessandro, que levantou a redonda e emendou um lindo chute no ângulo de Fábio: 3 x 0. No final da partida, Wellington Paulista fez o gol de honra celeste. E assim terminou o espetáculo do Vale do Aço em Belo Horizonte: 3 x 1
Números do jogo – Mesmo com mais finalizações e posse de bola, o Cruzeiro não conseguiu superar a força do Ipatinga no Mineirão. Confira os números do jogo em que o Tigre de Aço garantiu passagem para a decisão do Campeonato Mineiro.
Finalizações: Cruzeiro 15 x Ipatinga 12
Posse de bola: Cruzeiro 51,21% x Ipatinga 48,79%
Desarmes: Cruzeiro 26 x 28 Ipatinga
Faltas recebidas: Cruzeiro 23 x Ipatinga 28
Escanteios a favor: Cruzeiro 5 x 2 Ipatinga
Impedimentos a favor: Cruzeiro 7 x 0 Ipatinga
Gols –Clique aqui e confira os gols no Portal O Tempo Online de Cruzeiro 1x3 Ipatinga.
Vídeo – Clique aqui e veja vídeo do Portal “globo.com” com os melhores momentos do jogo Cruzeiro 1x3 Ipatinga. Confira também, na seqüência, a Ficha Técnica do jogo:
FICHA TÉCNICA
Jogo: CRUZEIRO 1 X 3 IPATINGA Motivo: semifinais Campeonato Mineiro Módulo I (segundo jogo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Gols: Danilo Dias, aos 16min e 20min, Alessandro, aos 35min, Wellington Paulista, aos 45min do segundo tempo
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Marcio Eustáquio Santiago e Marcelo Francisco dos Reis
4º Árbitro: Antônio Márcio Teixeira (FMF)
5º Árbitro: Janette Mara Arcanjo (CBF/FMF)
Cartões amarelos: Henrique, Pedro Ken, Fabinho, Thiago Heleno (Cruzeiro); Eber, Max Carrasco, Alessandro, Marinho Donizete (Ipatinga)
Cartões vermelhos: Thiago Heleno (Cruzeiro); Alessandro, Max Carrasco (Ipatinga)
Renda: R$ 314.213,39
Público: 17.396 pagantes
CRUZEIRO: Fábio; Diego Renan, Thiago Heleno, Gil e Fernandinho (Thiago Ribeiro); Fabinho, Henrique, Pedro Ken e Bernardo (Jonathan); Roger (Gilberto) e Wellington Paulista; Técnico: Adilson Batista.
IPATINGA: Douglas; Eber (Afonso), Sílvio (Patrick), Max; Luizinho, Max Carrasco, Leanderson (Mateus), Francismar e Marinho Donizete; Danilo Dias e Alessandro; Técnico: Gilson Kleina.