Noroeste e Corinthians estão enfrentam nesta quarta-feira, desde às 15h30, no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, na abertura da primeira rodada do Campeonato Paulista 2006. O jogo marca a volta do Noroeste à primeira divisão, depois de amarcar 12 temporadas seguidas entre as Séries A-2 e A-3. O time chegou à beira da falência, mas, com o suporte financeiro de Damião Garcia, o time conseguiu se reerguer. Está prevista uma linda festa antes da partida, por volta das 15 horas, com a presença de alguns ex-jogadores de futebol.
O último jogo entre Noroeste e Corinthians realizado em Bauru foi em 3 de fevereiro de 1993. Naquele jogo, vitória do Timão por 4 a 1. No jogo do returno, no Pacaembu, mais um 4 a 1 para o Timão. Ao final do campeonato, depois e 30 rodadas transcorridas, o Noroeste amargou a última colocação e a conseqüente queda para a Série A-2.
Os dois times vêm de um ano produtivo. O Timão foi campeão Brasileiro e o Noroeste foi campeão da Copa Federação Paulista de Futebol (FPF), o que garantiu uma vaga inédita na Copa do Brasil.
Presidente com coração dividido
Corintiano assumido, o presidente e maior responsável pela subida do Noroeste de volta à primeira divisão de São Paulo, Damião Garcia deverá ter o coração repartido no jogo entre o Corinthians e o Norusca. Ele é conselheiro e ex-patrocinador do Timão e atual mantenedor do Noroeste, clube que pegou falido e transformou em uma potência do interior.
Lotação máxima
Os 18.200 ingressos colocados à venda se esgotaram. O estádio vai estar lotado e a expectativa é que a torcida noroestina brigue palmo a palmo com os corintianos no Alfredão. Um enorme esquema de segurança foi elaborado pela Polícia Militar bauruense, que não permitirá a entrada de ninguém em um raio de 100 metros do Estádio Alfredo de Castilho sem o ingresso.
Norusca com estréias
O treinador Paulo Comelli terá nada menos do que nove estréias programadas para o jogo contra o Timão. Ao todo, foram contratados, até agora, 12 jogadores para o Paulistão pela diretoria noroestina.
Antes de definir a esalação, Comelli estava em dúvida sobre quem escalar ao lado de Rodrigo Tiuí no ataque noroestino. No treinamento tático realizado nesta terça-feira pela manhã, o treinador decretou: joga Otacílio Neto. "Em relação ao time do treinamento coletivo de terça-feira, só muda o Otacílio Neto no lugar do Felipe Oliveira", disse.
Para o jogo contra o Timão, a torcida noroestina terá caras novas como Rodrigo Tiuí, recém contratado do Fluminense e Mauro, ex-goleiro do Santos. Os dois começam no time titular. Com isso, Maurício, ex-Corinthians e que levou o Noroeste a dois acessos seguidos em 2004 e 2005, vai para o banco de reservas.
Timão com Tevez
O Corinthians deve ter força máxima contra o Noroeste. O técnico Antônio Lopes não atendeu aos apelos de Cariltos Tevez e vai escala-lo para o jogo contra o Norusca. O único desfalque em relação ao time que terminou o Brasileirão é Eduardo Ratinho, qeu está fora de forma. Além deles, Roger e Mascherano não viajaram para Bauru e ficaram em Águas de Lindóia, onde o Timão realiza pré-temporada.
O técnico Antônio Lopes quer a vitória, mas aposta em um jogo difícil contra os bauruenses. De acordo com o treinador, o Norusca leva vantagem no preparo físico. "Eles têm jogadores experientes como o Hernani e o Paulo Sérgio e tem também o Rodrigo Tiuí, que é rápido, jovem, e apareceu bem no Fluminense", avisou o treinador.
Ficha técnica
Noroeste x Corinthians
Local: Estádio Alfredo de Castilho (Bauru-SP)
Data: 11/01/2006
Horário: 15h30
Árbitro: Paulo César de Oliveira (FIFA)
TV: Globo e Record
Noroeste
Mauro; Paulo Sérgio, Edmílson, Bonfim e Cláudio; Hernani, Luciano Santos e Luciano Bebê; Rodrigo Tiuí e Otacílio Neto.
Técnico: Paulo Comelli.
Corinthians
Marcelo; Betão, Wendell e Marinho; Coelho, Marcelo Mattos, Rosinei, Carlos Alberto e Gustavo Nery; Tevez e Nilmar.