Texto e foto: Redação Jornal da Manhã
Evento mais importante do calendário anual da IBJJF, o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu reuniu na última semana, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, os melhores e mais bem treinados atletas do planeta. Dentre eles, uma uberabense de 17 anos Jade Lara de Melo (foto), que se destacou e trouxe mais um título inédito para a cidade.
Jade Lara de Melo, 17 anos, sagrou-se a primeira mulher campeã mundial de jiu-jítsu do Triângulo Mineiro. O título veio na categoria peso pena/juvenil, que reúne atletas com idades entre 16 e 17 anos.
Jade faz questão de enfatizar que não era uma adepta a esportes. “Não gostava muito de academia e sempre gostei mais de praticar esportes mais tranquilos, mas meu professor me fez o convite e me encantei pela arte. Hoje, com apenas cinco meses de prática, tenho orgulho de dizer que já sou uma campeã mundial”, revela.
Com o primeiro título na carreira, Jade quer treinar todos os dias, mas não abre mão dos estudos. “Pretendo disputar outros campeonatos, mas todos eles estarão aliados aos meus estudos. A carreira profissional de um atleta é muito difícil. Muitas vezes não conseguimos patrocínios. Por isso, quero ser uma campeã, mas com uma carreira profissional paralela”, explicou. |