Mesmo jogando com o time misto, a equipe do Uberaba Sport Club conquistou excelente resultado ao vencer o Uberlândia Esporte Clube pelo placar de 1 a 0 na tarde desta terça-feira (7) no Parque do Sabiá em Uberlândia. O jogo fechou a terceira rodada da Taça Minas Gerais 2010.
Na primeira etapa os comandados do técnico Marcos Birigui jogando com tranqüilidade e muita disciplina técnica, impediram que os atacantes do verdão chegassem com mais perigo ao gol defendido por Fernando. Os jogadores, mesmo sendo os considerados “reservas” mostraram que estão preparados e que podem perfeitamente assumirem a titularidade a qualquer momento. A equipe jogou o suficiente para resistir as investidas do adversário.
Para a etapa complementar, o técnico Marcos Birigui deixou no vestiário um dos únicos titulares que começou jogando. O zagueiro Rodrigão não se sentia muito bem e pediu para ser substituído e Birigui colocou em seu lugar o zagueiro Luciano.
A equipe do Uberaba, retornou com mais objetividade, passou a agredir mais o Uberlândia até que dois fatos mudaram um pouco a estratégia do técnico Maços Birigui.
Primeiro foi a contusão do zagueiro Luciano aos 15 minutos e que obrigou ao Birigui fazer improvisação no setor para não sair do sistema 3-5-2. Colocou Balduíno em campo que foi jogar em sua posição de origem recuando o volante Maxsuel para o setor defensivo.
Três minutos depois, aos 18, o ala esquerda Marcel, depois de levar o segundo amarelo no jogo recebeu também o vermelho sendo expulso de campo. Essa expulsão modificou um pouco as coisas já que o técnico do Uberlândia, Moacir Júnior, aproveitando-se do problema do Uberaba, retirou o zagueiro Luiz Henrique colocando em seu lugar o atacante Muller.
Com esta mudança, a equipe do verdão que, tal qual o Uberaba, atuava no sistema 3-5-2 passou a jogar no sistema 4-3-3 bem ofensivo.
Porém, os jogadores do Uberaba, apesar de atuarem com um homem a menos, não se abateram. O improvisado Maxsuel se mostrou muito firme na marcação e o atacante Evandro infernizava a vida dos zagueiros uberlandenses. Aos 31 minutos, em um rápido contra-ataque, Evandro dominou, tocou para Gabriel que bateu forte. O goleiro Felipe Sanches bateu roupa momento em que o estreante atacante Cadú estava no lugar certo na hora certa para tocar para o fundo das redes abrindo o placar do Parque do Sabiá a favor do Colorado.
A partir daí, o desespero tomou conta da equipe uberlandense. O técnico Moacir Júnior, na tentativa desesperada de conseguir pelo menos o gol de empate tirou o ala Alex Santos colocando em seu lugar o atacante Muller. Com mais esta mudança o verdão passou a atuar com quatro atacantes.
Mas nem mesmo esta mudança conseguiu mudar o panorama do jogo. O Uberaba se mantia firme nos três setores. Defesa, meio e ataque se mostravam muito sintonizados e foi desta forma que, conseguiu levar o jogo até o seu final com a vitória pelo placar de 1 a 0.
Após o jogo, a alegria tomou conta dos jogadores, comissão técnica e da torcida que compareceu no Parque do Sabiá. O gerente de futebol, Marcelo Araxá, declarou que a equipe apesar da pouca estrutura a equipe é muito boa e que vem provando que pode ir muito longe em toda e qualquer competição que entrar. Pediu o apoio da torcida para que vá em peso ao Uberabão no próximo domingo (12) às 16h no Uberabão quando o time vai tentar diante do Tupi, classificação para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
Após a vitória diante do Uberlândia, o Uberaba chegou as 7 pontos na tabela de classificação da Taça Minas Gerais mesma pontuação do Vila Nova. No entanto, o Colorado assume a vice-liderança no desempate pelo índice técnico. A equipe de Nova Lima tem saldo positivo de três gols mesmo saldo do Uberaba porém marcou 8 gols contra 6 do Colorado. Na terceira posição vem o Tricordiano de Três Corações com 6 pontos e com a derrota, o Uberlândia divide a quarta posição com o Funorte de Montes Claros com 2 pontos. O Mamoré de Patos de Minas é o lanterna da competição já que até agora não conseguiu pontuar.
Com o adiamento do jogo diante do Tricordiano, marcado inicialmente para o próximo domingo (12), para o dia 22 (quarta-feira), o próximo compromisso do Uberaba na competição mineira será no dia 18 (sábado) no Estádio Castor Cifuêntes na cidade de Nova Lima diante do Vila Nova. O adiamento se dever porque no próximo domingo (12) o Uberaba recebe o Tupi de Juiz de Fora em jogo válido pelo Brasileirão Série D.
Confira a Ficha Técnica da grande vitória do Uberaba sobre seu arqui-rival Uberlândia pelo placar de 1 a 0.
Ficha Técnica
Jogo: Uberlândia 0x1 Uberaba Motivo: Terceira rodada Taça Minas Gerais 2010
Local: Parque do Sabiá/Uberlândia
Gol: Cadú
Árbitro: Cleysson Veloso
Assistentes: Flamarion Sócrates e Pablo Almeida Costa
Cartões amarelos: Matheus (Uberlândia); Marcel (Uberaba)
Cartão vermelho: Marcel (Uberaba)
UBERLÂNDIA: Felipe Sanches, Carlão, Matheus e Luiz Henrique (Muller); Alex Santos (Guma), Caetano, Carlos Magno, Rena e Afonso; Ian e Celinho (Juninho Cearense); Técnico: Moacir Júnior
UBERABA: Fernando, Rodrigão (Luciano) (Balduíno), Rogério e Max; Alex (Ivonaldo), Masxuel, Gabriel, Fabiano Souza e Marcel; Cadú e Evandro; Técnico: Marcos Birigui.