Democrata conquistou o título inédito do Torneio Início do Mineiro
16/01/2006 - 19:53 hs
Campeoanto Mineiro
O Democrata de Sete Lagoas sagrou-se campeão do Torneio Início do Campeonato Mineiro neste domingo, no Mineirão, ao vencer o Guarani de Divinópolis por 3 a 2 em número de escanteios, apesar do empate sem gols no tempo regulamentar de 40 minutos. Curiosamente, o Jacaré levantou a taça sem ter vencido um jogo sequer. A equipe dirigida por Brandãozinho eliminou Cruzeiro e Ipatinga também nos escanteios, o primeiro critério de desempate.
O Guarani chegou à decisão depois de superar Atlético e Villa Nova no número de escanteios e vencer a URT de Patos de Minas na semifinal por 1 a 0. O Torneio Início voltou a ser realizado nesta temporada em comemoração aos 90 anos da Federação Mineira de Futebol. A sua última edição havia sido disputada em 1983 e foi conquistada pelo Uberlândia.
O jogo
O Guarani terminou o primeiro tempo em vantagem, já que conseguiu um escanteio. As duas equipes atacaram bastante, mas não foram objetivas e quase não levaram perigo aos goleiros. Fernando e Glayson fizeram apenas duas vezes, cada um. Ainda na etapa inicial, o técnico Barra Mansa fez duas mudanças no Guarani; Sabará e Fumaça nos postos de Marco Aurélio e Fred, respectivamente.
O Democrata de Sete Lagoas só sofreu alterações no intervalo. O técnico Brandãozinho colocou Gil e Daniel nas vagas de Márcio Diogo e Marcelo Pelé, um dos destaques do primeiro tempo.Aos quatro minutos do segundo tempo, o Guarani conseguiu o segundo escanteio e aumentou a vantagem em relação ao rival. O Democrata aumentou a pressão e teve o primeiro escanteio a seu favor aos sete minutos. Preocupado, o técnico Brandãozinho reforçou o ataque do Jacaré colocado Robinho no lugar do lateral-direito Carssiano.
Aos dez minutos, em sua primeira participação, Robinho foi à linha de fundo, pela direita, chutou a bola nas pernas do adversário e empatou o jogo em escanteios: 2 a 2 .Animado com a igualdade, o Democrata foi para cima, enquanto o Guarani se acomodou. Na pressão, o time de Sete Lagoas conseguiu o seu terceiro escanteio aos 16 minutos e passou a ter a vantagem. No tempo restante, o Guarani não conseguiu nem o gol nem o escanteio e o título do Torneio Início, após 23 anos, foi para a galeria do Democrata.
Ficha Técnica
Democrata de Sete Lagoas - Glayson; Carssiano (Robinho), Neto, Tornado, Marcelo; Serginho, Márcio Diogo (Gil), Charles, Vander; Paulo César e Marcelo Pelé (Daniel). Técnico: Brandãozinho.
Guarani de Divinópolis - Fernando; Zé Carlos, Reginaldo, Wágner e Eduardo; Roque, Marco Aurélio (Sabará), Tôto e Fred (Fumaça); Agamenon e Cafu. Técnico: Barra Mansa.
Cartões amarelos: