Uberaba não consegue superar Araguaína no Uberabão
10/10/2010 - 18:49 hs
Texto e foto: Ligeirinho.’.
Jogando na tarde deste domingo (10) no Uberabão (foto), em jogo válido pela quarta fase (Grupo D3) do Campeonato Brasileiro Série D (jogo de ida), a equipe do Uberaba Sport Club mais uma vez não conseguiu apresentar o bom futebol que praticou durante a disputa da competição nacional e não passou de um empate sem abertura de placar diante da equipe do Araguaína/TO.
Na primeira etapa, a equipe visitante se portou melhor em campo. O Uberaba não conseguia concluir com êxito suas melhores jogadas, principalmente pelas alas com Ivonaldo e Fabiano.
O técnico Léo Goiano do Araguaína, sabendo que as jogadas fortes do Uberaba são pelas laterais, armou sua equipe de forma a anular estas jogadas. O setor de inteligência se limitava a ficar mais na marcação e tanto Ivonaldo quanto Fabiano não conseguiam jogar o suficiente para concluir com êxito suas jogadas. Quando tinham oportunidade, encontravam sempre uma defesa adversária muito segura.
A rigor a equipe do Araguaína só saia nos contra-ataques e em um deles só não abriu o placar porque o goleiro Glaysson operou um verdadeiro milagre.
Segundo tempo – Na volta do intervalo, a equipe do técnico Marcos Birigui reiniciou jogo dando impressão que a proposta seria outra. Partiu pra cima de seu adversário com muita vontade porém, tal qual no primeiro tempo, a defesa do Araguaína se postava de forma correta não deixando que as jogadas de ataque do Uberaba fossem concluídas com sucesso.
Como percebeu que sua equipe não iria conseguiu melhor sorte no jogo jogando da forma que jogava, o técnico Marcos Birigui, aos 13 minutos, tirou o zagueiro Luciano colocando em seu lugar o atacante Kadú, modificando o esquema para 4-3-3 na tentativa de dar maior ofensividade a seu ataque.
Apesar da mudança, apesar de correta, não modificou o panorama do jogo já que o Uberaba continuava jogando de forma errada. Os dois alas, Ivonaldo e Fabiano continuavam jogando pouco e quando conseguiam melhor sorte nas jogadas elas sempre terminavam na competência da defesa adversária.
Desta forma, apesar das tentativas de Birigui fazendo entrar em campo o lateral Marcel no lugar de Fabiano e Evandro no de Augusto César, nada deu certo e o jogo encaminhou-se para seu final com o placar não saindo do 0 a 0.
A decisão da vaga para o Campeonato Brasileiro da Série C do próximo ano e também para as semifinais da Série D, ficou para o próximo sábado (16) quando do Uberaba terá que buscar na casa do adversário na cidade de Araguaína/TO, essa classificação.
Opinião da imprensa – Confira o comentário sobre o jogo e as notas dos jogadores do Comentarista da Rádio Sete Colinas/AM, Guilherme Cunha:
O jogo:
Nota 4 – O Uberaba jogou muito mal. A defesa dando muito chutões, o meio de campo não se apresentava para o jogo, principalmente o Gustavo que se recusava a sair para o apoio e só ficava na marcação. No ataque só André Nascimento tentava alguma coisa mas não tinha apoio principalmente do seu companheiro de ataque Augusto César .
Para o jogo da volta, o Uberaba tem totais condições de ir até a cidade de Araguaína e conseguir um resultado positivo.
Pode até jogar com três zagueiros mas tem que sair para o jogo. O meio de campo tem que participar ofensivamente e não ficar só na marcação. Tem que saber como jogar na casa do adversário. Saber que da maneira que jogou aqui não é a correta. Precisa também saber jogar com os alas quando eles são bem marcados.
Jogadores:
Glaysson: Nota 6 – Não falhou e não comprometeu.
Rodrigão: Nota 3 – Não falhou e bom no rebote porém em vez de tentar sair jogando só dava chutões pra frente.
Rogério: Nota 5 – Foi o zagueiro mais consciente. Procurou o jogo.
Luciano: Nota 3 – Jogou pouco. Podia ter ajudado Ivonaldo nas jogadas pela ala direita.
Kadú: Nota 4 – Entrou no lugar do Luciano e até que tentou fazer alguma coisa mas não foi feliz.
Ivonaldo: Nota 3 – Não jogou. O esquema armado por Léo Goiano não deixou
Balduíno: Nota 5 – Jogou o que sabe e não comprometeu.
Gustavo: Nota 2 – O piro do jogo. Se negou a sair para o ataque ficando só na marcação. Deveria ter saído no intervalo.
Rafael Ipuã: Nota 5 – Foi esforçado mas não estava em um bom dia.
Fabiano: Nota 5 – Foi um pouco melhor do que Ivonaldo nas jogadas ofensivas. Pelo menos tentou jogar também pelo meio.
Marcel: Nota 4 – Entrou no lugar do Fabiano e se limitou a jogar pela lateral. Não modificou nada no jogo.
André Nascimento: Nota 7 – O melhor do time. Jogou de forma correta, tentou criar as jogadas certas porém não teve apoio suficiente dos companheiros.
Augusto César: Nota 3 – Pensa que é a bola é só para ele.
Evandro: Nota 4 – Entrou no lugar de Augusto César e tentou jogar movimentando-se muito mas sem sucesso.
Marcos Birigui: Nota 3 – Deveria ter mexido no time no intervalo. Fez duas mudanças certas na entrada de Kadú no lugar de Luciano e Evandro no lugar de Augusto César, porém demorou muito para mexer. Tirou o Fabiano que apesar de estar muito marcado não deveria ter saído.
Léo Goiano (técnico do Araguaína): Nota 9 – Colocou seu time em campo sabendo o que deveria fazer. Mostrou conhecer o time do Uberaba e armou seu esquema anulando as principais jogadas do Colorado que são pelas alas. Deu um verdadeiro show de estratégia.
Jacion (ala direita do Araguaína): Nota 8 – Melhor jogador do Araguaína. Foi muito bem na marcação e sabe partir para o ataque.
Confira a Ficha Técnica do jogo.
Jogo: Uberaba 0x0 Araguaína Motivo: Quarta fase (jogo de ida) Campeonato Brasileiro Série D
Local: Estádio Engº João Guido (Uberabão)
Renda: R$ 18.410,00
Público: 1.785 pagantes
Árbitro: José Henrique Carvalho
Assistentes: Emerson Augusto Carvalho e Márcio Luiz Augusto
Quarto árbitro: Elmivan Alves Andrade
Cartões amarelos: Rodrigão (Uberaba); Jocion, Éderson e Wesnalton (Araguaína)
UBERABA: Glaysson, Rodrigão, Rogério e Luciano (kadú); Ivonaldo, Balduíno, Gustavo, Rafael Ipuã e Fabiano (Marcel); André Nascimento e Augusto César (Evandro); Técnico: Marcos Birigui.
Araguaína: Régis, Paulão, Marraquet e Murilo; Jocion, Adenísio (Kaio), Éderson, Wesnalton e Manin; Fernando (Dequinha) e Hizânio; Técnico: Léo Goiano.
Outros jogos – Mais três jogos aconteceram na tarde deste domingo (10) válidos pela quarta fase do Brasileirão Série D, confira: