Adversário do Uberaba na Copa do Brasil poderá desistir de disputar a competição nacional
20/12/2010 - 09:19 hs
O adversário do Uberaba Sport Club na próxima Copa do Brasil poderá ser outro caso a equipe do Santa Helena/GO vice-campeão goiano de 2010 desista de participar do Campeonato Goiano da próxima temporada e também da Copa do Brasil. O clube goiano está atualmente sem presidente e a equipe enfrenta enormes dificuldades financeiras para montar a equipe para a próxima temporada.
A diretoria da equipe goiana vem tendo sérias dificuldades financeiras para montar a equipe para o estadual de 2011. Para piorar ainda mais, o presidente Alcir Elias se afastou do comando da equipe e ainda não apareceu ninguém com disposição para assumir o clube.
De acordo com Moacir Elias, presidente do Conselho Deliberativo e que é irmão do agora ex-presidente Alcir Elias, a situação é crítica e se continuar desta forma o futuro é incerto. "Hoje, estamos fora do Campeonato Goiano e da Copa do Brasil. Digo isso com tristeza e sem esperança de mudança. Ninguém na cidade, com interesse, tem condições de assumir a presidência do clube. O nosso futuro não existe. Não temos um time, não temos jogador e não temos dinheiro para mudar este quadro", declarou Moacir Elias em tom de desabafo à reportagem do Diário da Manhã de Goiânia.
Moacir Elias ainda declarou apesar de ter vontade não pode assumir a presidência do clube já que falta dinheiro necessário para isso. Acredita que dificilmente o Santa Helena disputa o campeonato estadual em 2011.
O governador Alcides Rodrigues que deixa o cargo no final de 2010 era quem garantia patrocínios para a equipe. Com sua saída a situação fica muito complicada. Somente com um bom patrocinador é que a equipe terá condições de disputar a competição estadual e também a Copa do Brasil em 2011.
O campeonato goiano tem início marcado para o próximo dia 16 e o primeiro adversário do Santa Helena é o atual campeão Atlético. Até o momento, a Federação Goiana de Futebol não recebeu nenhum comunicado oficial em relação à desistência do Santa Helena em disputar o estadual. O vice-campeão goiano tem até o dia 11 de janeiro para enviar a documentação dos atletas que disputarão o estadual caso contrário perderá os pontos do jogo de estréia.
Ironicamente a equipe que tem como mascote um “fantasma”, se vê agora às voltas com o “fantasma” de não participar de duas importantes competições em 2011.
História
Santa Helena Esporte Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Santa Helena de Goiás, no estado de Goiás. É carinhosamente apelidado de "Fantasma do Sudeste", utiliza atualmente o Estádio Pedro Romualdo Cabral que tem capacidade para 7500 torcedores.
Desde sua Fundação em 17 de Novembro de 1965 o Santa Helena sempre foi uma força do interior goiano, disputando diversas vezes a 1ª divisão do campeonato local. Só que com a falta de administração do clube a década de 90 e início dos anos 2000 foram tenebrosos, fazendo com que o clube decretasse falência. O fantasminha sempre foi uma atração para o campeonato, conseguindo lotar o seus estádio em quase todas as partidas, e isso fez com que um grupo de pessoas da cidade decidissem reerguer o clube.
Liderados por Alcir Elias de Oliveira, um empresário local, o clube renegociou suas dívidas, conseguiu patrocínios (tanto na cidade como fora) e chegou a realizar um bingo para levantar fundos para a disputa da 3ª divisão do campeonato Goiano de 2007. O Objetivo foi atingido. Com uma campanha impecável, o Fantasminha venceu todas as partidas e sagrou-se campeão do torneio. Em 2008 a campanha na 2ª divisão foi mais complicada, com um péssimo início de campeonato. Mas a equipe voltou a vencer e com uma arrancada final surpreendente conquistou o tricampeonato goiano da 2ª divisão.
A equipe voltou a elite com honras. A campanha foi elogiada, já que a equipe só não se classificou para as semi-finais por causa do regulamento do campeonato (ficou em 4º geral, mas como ficou em 3º lugar em sua chave que contava com Goiás Esporte Clube e Atlético-GO não se classificou). O ano de 2010 sem dúvida é o grande marco da equipe. Com uma surpreendente campanha na 1ª fase na elite do futebol goiano, onde a equipe terminou na segunda coloção, o Fantasminha se classificou para a semi-final. Com duas vitórias (3x1 e 4x2) nos dois jogos realizados, o SHEC eliminou umas das maiores forças do futebol goiano, o Vila Nova. Esse resultado mostrou como a equipe tinha maturidade suficiente para jogar a final com a forte equipe do Atlético-GO e poder surpreender.
Títulos
Campeão Goiânio Terceira Divisão 2007
Campeão Goiano Segunda Divisão 1986, 2005 e 2008
Vice-campeão Goiano Segunda Divisão 1982
Vice-Campeão Goiano Primeira Divisão 2010
Rivalidade – O Santa Helena tem como grande rival a equipe da Associação Atlética Rioverdense, que é sediada na cidade vizinha, Rio Verde. Este jogo há muito tempo não é realizado, já que a Rioverdense sofre com dívidas e quase não disputa o Campeonato Goiano de Futebol. Com isso, o Santa Helena passou a ter uma rivalidade maior com o Itumbiara Esporte Clube e com o Morrinhos.
Torcedor ilustre – O Torcedor mais famoso do time é sem dúvida o atual Governador do estado, Alcides Rodrigues. Como nasceu na cidade, o Governador tem grande paixão pelo clube, e sempre está presente nos jogos.