Sem a presença de Neymar e dos principais titulares, o Brasil derrotou na madrugada desta quarta-feira o Equador por 1 a 0, no Estádio Jorge Basedre, e se classificou em primeiro para a fase final do Sul-Americano Sub-20 do Peru.
Em um primeiro tempo em ritmo lento, a Seleção abriu o placar com Henrique após passe de calcanhar de Oscar. O equatoriano Cazares foi expulso e deixou a tarefa mais fácil para o Brasil.
Entretanto, a equipe comandada por Ney Franco não impôs a vantagem numérica dentro de campo. Durante o segundo tempo, o País sofreu com os contra-ataques equatorianos e criou poucas oportunidades para aumentar a vantagem.
Primeiro colocado do Grupo B ao final desta etapa, o Brasil só volta a jogar na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, às 22h (de Brasília), em Arequipa. O adversário, ainda indefinido, será o segundo colocado do Grupo A.
O jogo
Com uma equipe reserva em campo, o Brasil começou devagar. Como se estivesse sentindo a falta de entrosamento, viu o Equador deixar o jogo equilibrado e quase abrir o placar aos 10min. Renato Ibarra recebeu em profundidade e exigiu grande defesa do goleiro Alexsander, que foi buscar no ângulo.
Neste ritmo, a Seleção abriu o placar praticamente na primeira vez que chegou ao ataque, aos 24min. Oscar recebeu pela intermediária central e deu belo passe de calcanhar para Henrique. O atacante invadiu a área em velocidade e tocou na saída do goleiro.
Logo depois, o Brasil ficou também em vantagem numérica. Juan Cazares cometeu falta violenta em Alan Patrick, também fora do lance, e recebeu o cartão vermelho. Mesmo assim, o Brasil seguiu em ritmo lento e não conseguiu ampliar o marcador na primeira etapa.
O pouco ímpeto da equipe brasileira fez o Equador crescer no começo da segunda etapa. A equipe de Ney Franco acabou pressionada, o que obrigou o treinador a modificar. O comandante tirou o apagado Alan Patrick e o volante Zé Eduardo e colocou em campo Willian José e o meia Lucas, dois dos destaques do País no torneio.
Entretanto, as mudanças não surtiram efeito e acabaram anuladas aos 18min, 10min depois das substituições. O meia Lucas recebeu o cartão amarelo e foi poupado pelo treinador, já pensando na próxima fase. Na vaga do são-paulino Ney Franco colocou o ala esquerdo Alex Sandro, tentando aumentar o poderio ofensivo pela lateral.
E justamente pela esquerda veio a melhor chance brasileira na primeira etapa. O palmeirense Gabriel Silva cruzou, Willian José desviu para Henrique, que bateu firme e viu o goleiro adversário fazer uma grande defesa.
Sem assustar, o Brasil levou um susto aos 30min, quando Caicedo arriscou de longe e carimbou a trave, no último lance equatoriano. Com um atleta a menos, o rival da equipe de Ney Franco não teve forças para impor o domínio até o final.
O Brasil, por sua vez, se preocupou com a possibilidade do empate até o apito final, e também com o atacante Henrique. Na parte final do encontro, o camisa 9 sentiu uma contusão e permaneceu mancando até o apito final, virando uma preocupação para o hexagonal final.
Ficha Técnica
Equador 0 x 1 Brasil
Gols
Brasil: Henrique, aos 24min do primeiro tempo
Brasil
Aleksander; Galhardo, Saimon, Romário e Gabriel Silva; Fernando, Zé Eduardo (Lucas) (Alex Sandro) e Oscar; Alan Patrick (Willian José), Henrique e Diego Maurício. Técnico: Ney Franco
Equador
John Jaramillo; Mario Pineda, John Narváez, Edder Fuertes e Dennis Quiñones; Fernando Gaibor, Christian Penilla, Juan Cazares, Cristian Oña (Chalá), Renato Ibarra e Dixon Arroyo (Marcos Caicedo); Edson Montaño. Técnico: Sixto Vizuete
Cartões Amarelos
Brasil: Lucas e Saimon
Equador: John Narváez
Cartões Vermelhos
Equador: Cazares
Árbitro
Diego Abal (ARG)
Local
Estadio Jorge Basadre, em Tacna (PER)
|