O Ba-Vi deste domingo tem vários ingredientes para o clássico se tornar ainda mais emocionante. De um lado, o Vitória ocupa o primeiro lugar do Grupo 2, com sete pontos. Caso terminasse a fase de classificação hoje, a equipe estaria na próxima etapa. A torcida apoia o técnico Antônio Lopes e está empolgada para o jogo de domingo no Barradão, às 17 horas (de Brasília). Além disso, a torcida do clube rubro-negro está feliz com as novas contratações, como a do meia Geovanni, ex-Cruzeiro.
Por outro lado tem o Bahia. Os estádios lotados no Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado, deram lugar as arquibancadas quase vazias. Os gritos de olé, foram substituídos por vaias nesses primeiros jogos do Campeonato Baiano. Para completar, a rescisão contratual de um dos maiores ídolos, o atacante Jael, provocou a ira de milhares de torcedores. Além disso, na última rodada, o time perdeu por 2 a 1 do Fluminense de Feira. O resultado colocou a equipe comandada por Rogério Lourenço na vice-lanterna do Grupo 1, e se não restasse mais nenhum jogo da fase classificatória, o Bahia estaria no grupo da morte, onde iria disputar com mais 3 equipes a permanência na 1ª Divisão.
Apesar de estar cedo para tantos cálculos, o técnico Rogério Lourenço, que está com o cargo ameaçado, acredita que o time precisa começar a se reerguer. Logo, ele quer gol e, por isso, confirma a presença de Camacho, que já balançou a rede por 3 vezes no Baiano. "Espero fazer gols e ajudar o Bahia a sair desse momento difícil", disse o meia.
Ao lado de Camacho pode jogar Ananias. Durante a semana, o jovem atacante Gabriel foi testado e pode ser outra opção. Mais a frente estão certos, Maurício, que também é meia e o atacante Souza. No setor defensivo, Tiago, Marcos, Titi, Luizão e o experiente Ávine, lateral que já participou de 12 jogos contra o rival Vitória. A frente de zaga será ocupada por Rafael Jataí e Marcone.
No Vitória, o clima foi de muito mistério. Portões fechados para a imprensa e Antônio Lopes buscando a melhor formação para vencer o clássico. O lateral direito Léo pode ser improvisado e entrar no lugar de Eduardo, contundido.
Na frente, Pedrão foi regularizado pela CBF e deve ser uma das opções de Antônio Lopes, mesmo que não comece jogando. Além dele, mais quatro atacantes foram listados: Neto Baiano, Edson, Rildo e Adailton.
Foto: Felipe Oliveira/Agif/Gazeta Press