O atacante Diego Tardelli iniciou a semana afirmando o sonho de repetir o feito do ex-companheiro Obina: marcar três gols no Cruzeiro. Seu desejo foi atendido e, com grande atuação, ele foi o responsável por garantir a vitória por 4 a 3 no clássico deste sábado, realizado em uma Arena do Jacaré completamente tomada por cruzeirenses.
O resultado coloca o Atlético-MG de forma isolada na liderança do Campeonato Mineiro, com nove pontos - o Cruzeiro permanece com seis. Na proxima rodada a equipe encara o Guarani-MG fora de casa, no domingo. Já o time celeste estreia na Copa Libertadores na quarta-feira, contra o Estudiantes (ARG), novamente em Sete Lagoas.
O cenário em Sete Lagoas parecia amplamente favorável ao Cruzeiro: por falta de estrutura, a Arena do Jacaré recebeu apenas torcedores do time celeste. Mesmo assim, Diego Tardelli não se intimidou com as provocações e os objetos atirados no gramado - entre eles um celular. O mandante fez festa primeiro e saiu na frente aos 19min do primeiro tempo.
Montillo bateu da entrada da área e Wellington Paulista habilmente interceptou o chute. Cara a cara com o goleiro, tocou no canto esquerdo para abrir o placar. Apenas cinco minutos depois, Gil fez pênalti em Werley durante cobrança de escanteio e Diego Tardelli tratou de iniciar sua grande atuação: cobrou com perfeição para empatar. Pouco depois, voltou às redes.
Aos 27min, Tardelli recebeu bola enfiada dentro da área em contra-ataque e bateu com força. Fábio fez boa defesa, mas o rebote sobrou para o atacante, que completou de cabeça. Apesar disso, o Cruzeiro pressionou muito o arquirrival e fez do goleiro Renan Ribeiro um dos grandes destaques da primeira etapa. Ele salvou o time em pelo menos três oportunidades. Também teve sorte, quando Henrique desviou em cobrança de falta e a bola acertou a trave.
No segundo tempo o Cruzeiro reagiu e foi buscar o empate com Henrique, após bom lançamento de Pablo, logo aos 4min. Na jogada seguinte, no entanto, Tardelli repetiu o feito de Obina e balançou as redes pela terceira vez: recebeu dentro da área, girou sobre a marcação e bateu no canto direito de Fábio. A bola ainda tocou na trave antes de ultrapassar a linha.
O Atlético-MG aumentou a festa aos 26min, com Neto Berola, que foi lançado pela direita do ataque, passou por Fábio e tocou para a meta vazia. Gil ainda diminuiu o marcador aos 41min, com gol de Gil, aproveitando sobra em cobrança de escanteio. A torcida, que não chegou a lotar a Arena do Jacaré, incendiou o jogo, mas a reação não veio.
Wellington Paulista chegou a acertar a trave aos 42min, em cabeçada após cruzamento de Montillo. Nos últimos minutos, Tardelli acabou expulso por colocar a mão intencionalmente na bola.
Cruzeiro 3 x 4 Atlético-MG
Gols
Cruzeiro:
Wellington Paulista, aos 19min do primeiro tempo, Henrique, aos 4min do segundo tempo, e Gil, aos 40min
Atlético-MG:
Diego Tardeli, aos 24min e 27min do primeiro tempo, e aos 5min do segundo tempo, e Neto Berola, aos 26min do segundo tempo
Cruzeiro: Fábio; Pablo, Léo (Edcarlos), Gil e Diego Renan (Wallyson); Leandro Guerreiro, Henrique, Gilberto (Roger) e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Cuca
Atlético-MG: Renan Ribeiro; Jackson, Leonardo Silva, Werley e Leandro; Zé Luis, Serginho, Renan Oliveira (Wesley) e Ricardinho (Diego Souza); Diego Tardelli e Magno Alves (Neto Berola). Técnico: Dorival Junior
Cartões amarelos
Cruzeiro: Gil, Pablo, Fábio, Henrique, Wellington Paulista e Léo
Atlético-MG: Leonardo Silva, Serginho, Leandro e Diego Tardelli
Cartões vermelhos
Atlético-MG: Diego Tardelli
Árbitro
Cleisson Veloso Pereira (MG)
Local
Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)