Fora de casa, o Cruzeiro venceu neste sábado o América-TO por 8 a 1, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Com o resultado no Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni, o time visitante pode perder por até sete gols de diferença, em Sete Lagoas, para ficar com a vaga na decisão da competição.
A equipe de melhor desempenho na primeira fase da Libertadores construiu boa vantagem no primeiro tempo com gols de Henrique e Gilberto. Na etapa complementar, o time transformou a vantagem em goleada histórica.
As duas equipes decidem a classificação na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no próximo domingo. O vencedor deste confronto enfrenta na final o ganhador do duelo Atlético-MG x América-MG.
Jogo
A partida começou equilibrada com as duas equipes se estudando e levando pouco perigo ao adversário. Porém, logo o Cruzeiro passou a se impor em campo. Aos 19min, Wallyson cruzou e Thiago Ribeiro, na pequena área, perdeu gol incrível. Mas o time visitante não ia lamentar a chance perdida por muito tempo.
Três minutos mais tarde, Montillo escapou da marcação e achou Henrique na área com um bom passe. O volante girou sobre a marcação e concluiu rasteiro no canto direito do goleiro Fábio Noronha para abrir o placar.
O Cruzeiro manteve o ritmo ofensivo e aos 29min ampliou o marcador em boa jogada coletiva. Após cruzamento da esquerda, Thiago Ribeiro ajeitou na área e Gilberto só teve o trabalho de completar para as redes.
Com a vantagem, a equipe de Cuca passou a diminuir o ritmo e a jogar no erro do adversário. Já o América-TO, após a substituição de Cássio por Leandrinho aos 36min, melhorou no jogo e começou a levar perigo. Com este cenário, o primeiro tempo se encerrou.
Na volta do intervalo o Cruzeiro precisou de apenas nove minutos para chegar ao terceiro gol. Em cobrança de falta ensaiada com Montillo, Roger cruzou na área e Léo completou de cabeça.
A equipe visitante manteve o ritmo ofensivo do começo da etapa final e quase marcou aos 15min, quando Thiago Ribeiro invadiu a área pela esquerda, chutou e a bola saiu próxima à trave esquerda. Porém, no escanteio gerado pela jogada, Roger fez o levantamento e Léo anotou mais um tento de cabeça.
No minuto seguinte, a goleada foi ampliada. Gilberto puxou contra-ataque, tocou para Montillo e o argentino completou para as redes. Mesmo com o seu time perdendo por 5 a 0, Wellington Bruno tratou de fazer belo gol. O meia arriscou de fora da área aos 21min e superou o goleiro Fábio.
Quando o time da casa conseguiu marcar seu gol de honra, logo veio outro balde de água fria. Luís Henrique recebeu cartão amarelo aos 23min, reclamou com o árbitro e foi expulso em seguida.
Com um jogador a mais, o time de Cuca marcou o sexto gol aos 30min do segundo tempo. Montillo foi derrubado por Araújo e o árbitro marcou o pênalti. Os jogadores do América-TO reclamaram de que o lance teria sido fora da área. Alheio à discussão, Montillo convertou a cobrança e marcou seu segundo gol no jogo.
Três minutos mais tarde, o inspirado Montillo recebeu passe na área, tocou por cobertura e marcou outro belo gol. Aos 40min, Araújo cometeu outro pênalti, dessa vez em Wallyson. O próprio atacante foi para a cobrança, anotou o oitavo gol e fechou a goleada
América-TO 1 x 8 Cruzeiro
Gols
América-TO:
Wellington Bruno, aos 21min do segundo tempo
Cruzeiro:
Henrique, aos 22min do primeiro tempo; Gilberto, aos 29min do primeiro tempo; Léo aos 10 e 16min do segundo tempo; Montillo aos 17, 31 e 33min do segundo tempo, Wallyson aos 40min do segundo tempo
América-TO:Fábio Noronha; Osvaldir, Luís Henrique, Júnior Pereira e Bruno Barros; Araújo, Luizinho, Cássio (Leandrinho) e Wellington Bruno; Jonatas Obina e Rogério Ávila (Chrys). Técnico: Gilmar Estevam
Cruzeiro: Fábio; Pablo (Leandro Guerreiro), Gil, Léo e Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Éverton) e Montillo; Thiago Ribeiro (Farías) e Wallyson. Técnico: Cuca
Cartões amarelos
América-TO: Araújo, Leandrinho e Jonatas Obina
Cruzeiro: Fábio e Montillo
Árbitro
Francisco Carlos Nascimento
Renda e público
R$ 91.910,00/3.389 pagantes
Local
Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni (MG)