O Cruzeiro confirmou sua classificação para a grande final do Campeonato Mineiro BMG neste domingo, ao vencer o América-TO por 5 x 1, na Arena do Jacaré, no segundo jogo da semifinal da competição. O time celeste foi a campo bastante modificado, com vários suplentes, que mantiveram o alto nível demonstrado na temporada e ajudaram o Melhor Clube Brasileiro do Século XX a dar mais um passo rumo ao título estadual.
O adversário da Raposa na final do torneio será o Atlético-MG, que bateu o América-MG no sábado e também se classificou para a decisão. O mando de campo será do rival no confronto de ida e o Cruzeiro terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols, por ter feito a melhor campanha do Estadual.
O jogo
O jogo começou quente, com o Cruzeiro tomando a iniciativa e sendo soberano em campo. A equipe estrelada criou várias chances de gol, principalmente com os pés do argentino Ernesto Farías, que chegou a mandar uma bomba no travessão, mas o lance foi invalidado por impedimento.
O gol celeste foi amadurecendo e aos 17 saiu, após cobrança de escanteio pela direita. O meia Roger alçou a bola na área, Pedro Ken chutou prensado e a bola sobrou para o zagueiro Edcarlos pegar de primeira. 1 x 0 e a classificação ainda mais perto.
O Cruzeiro tinha fome de vitória e no ataque seguinte, ampliou a vantagem. Novamente, a jogada iniciou com Roger, em cobrança de falta, também pela direita, em diagonal. Pedro Ken subiu e cabeceou de costas para o fundo das redes, aos 21 minutos da etapa inicial.
O duelo era bom, com as duas equipes bem ligadas em campo, mesmo com o forte calor de Sete Lagoas. O América-TO não se abateu com o placar e diminuiu também de cabeça, com Rodrigo Sena, no único vacilo do time azul e branco naquela etapa da partida.
O restante do primeiro tempo seguiu disputado, mas com o domínio do Cruzeiro. Com chutes de fora da área, os armadores Dudu e Roger tiveram chances de ampliar o placar, enquanto o goleiro Rafael teve de mostrar serviço poucas vezes, já que a defesa celeste se manteve bem postada. O juiz Cláudio Luciano Mercante Júnior encerrou a etapa inicial aos 46 minutos.
Segundo tempo
O Cruzeiro voltou para a etapa final com uma alteração no meio-campo. O técnico Cuca lançou o volante Leandro Guerreiro no lugar de Marquinhos Paraná, visando poupar o atleta polivalente para a final do Mineiro.
Logo aos três minutos, o zagueiro Edcarlos mostrou faro de artilheiro e marcou mais um gol, de forma plástica. Outra vez, Roger cruzou a bola da direita com muita categoria, em cobrança de falta e encontrou o defensor livre dentro da área. Edcarlos emendou um lindo voleio de pé direito e estufou a rede, sem chances para o goleiro Eládio, que tinha acabado de entrar.
A pressão azul continuou de forma avassaladora. Aos dez minutos os jogadores celestes bombardearam a meta adversária e o argentino Farìas acertou o pé da trave, levantando a torcida que estava na Arena do Jacaré.
Após um período no qual a partida esfriou, o Cruzeiro voltou a empolgar com mais um lindo gol, que saiu depois de uma envolvente troca de passes entre Dudu, Diego Renan, Pedro Ken e Farías, aos 27 minutos. Os jogadores tabelaram de primeira e o camisa 7 Dudu, que iniciou a trama, completou a jogada colocando a bola dentro do gol.
Em sua primeira participação no duelo, Gilberto quase anotou o seu tento, após bateu violentamente de fora da área, mas o goleiro Eládio chegou a espalmar a bola, que bateu na trave e foi abafada pela defesa.
Ainda deu tempo tempo de Farias deixar o dele. No último lance da partida, Dudu fez outra jogada espetacular pela direita, penetrou na área pedalando, levantou a cabeça e achou o centroavante livre para empurrar de pé esquerdo e decretar mais uma goleada. 5 x 1 e a vaga para a final do campeonato mais do que merecida.
CRUZEIRO X AMÉRICA-TO
Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro BMG
Local: estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 01/05/2011 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Cláudio Luciano Mercante Júnior (CBF/PE)
Gols: Edcarlos aos 17 minutos do primeiro tempo e aos 3 do segundo; Pedro Ken aos 21; Rodrigo Sena aos 24; Dudu aos 27 minutos do segundo tempo e Farías aos 44.
Cruzeiro
Rafael, Diego Renan, Léo, Edcarlos e Everton; Marquinhos Paraná (Leandro Guerreiro), Pedro Ken (André Dias), Dudu e Roger (Gilberto); Ortigoza e Farías
Técnico: Cuca
América-TO
Fábio Noronha (Eládio), Osvaldir, Rodrigo Sena, Júnior Pereira e Bruno Barros; Araújo, Luizinho, Cássio (Henrique) e Wellington Bruno; Leandrinho (Flavinho) e Chrys
Técnico: Gilmar Estevam
Cartões amarelos: Marquinhos Paraná, Dudu e Everton (Cruzeiro); Rodrigo Sena (América-TO)
Cartões vermelhos: Bruno Barros (América-TO)
|