Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
Santos perde Ganso, empata com Corinthians e decisão fica para Vila
08/05/2011 - 22:03 hs
 

Terminou sem gols o primeiro jogo das finais do Campeonato Paulista entre Corinthians e Santos. Com a vantagem de atuar no Estádio do Pacaembu, o Corinthians não conseguiu passar pelo bem posicionado (e pouco criativo) time do Santos, empatando em 0 a 0 os 90 minutos iniciais da decisão e deixando a vantagem de decidir na Vila Belmiro para o time comandado por Muricy Ramalho.

O Corinthians, cujos jogadores entraram em campo com os nomes de suas respectivas mães nas camisas, assumiu a velocidade como sua principal arma. Tomando conta do meio de campo, os donos da casa cercaram muitas vezes o gol defendido por Rafael, principalmente com Bruno César e Liedson - Jorge Henrique e Dentinho, apagados, ofereceram pouco perigo. Na defesa, Wallace ocupou a lateral direita no lugar de Alessandro e não comprometeu.

O Santos tentou surpreender na escalação. Na véspera do clássico, Muricy Ramalho treinou com Rafael; Jonathan, Durval, Edu Dracena e Pará; Adriano, Danilo, Alex Sandro, Elano e Ganso; Neymar; porém, ao entrar em campo, o time era escalado no 4-4-2, com Alex Sandro deslocado para a vaga de Pará e Zé Eduardo compondo o ataque com Neymar. Ganso, apagado no primeiro tempo, deu lugar no intervalo para Alan Patrick.

O jogo

Jogando em casa, o Corinthians não esperou para fazer pressão no Santos, e logo aos 3min do primeiro tempo, Paulinho aproveitou a sobra de bola na intermediária para mandar rente à trave direita de Rafael. Com melhor toque de bola e domínio no meio de campo, o time de Tite só foi ameaçado aos 6min, em cruzamento de Elano que Júlio César cortou, criando um contra-ataque desperdiçado por Liedson. Porém, sem chances perigosas, os dois lados passaram a buscar jogadas em lançamentos mal-sucedidos.

Os santistas passaram então a procurar espaço pelo lado direito, principalmente com Elano. Aos 16min, Neymar tentou uma jogada individual, mas acabou desarmado pela zaga na área. A resposta veio dois minutos depois: Liedson recebeu na área, girou em cima da marcação e cruzou fechado - Rafael saiu bem e cortou, deixando a bola sobrar para sua defesa completar o serviço. Neymar ainda tentou pela esquerda aos 24min, mandando no pé da trave, mas Bruno César respondeu no contra-ataque e, sozinho, mandou por cima do gol de Rafael.

Sem repetir a pressão dos minutos iniciais, o Corinthians passou a lidar com a pressão da torcida, que pedia a entrada de William. No ataque, Liedson chegou a pedir um pênalti aos 33min, mas sem convencer Cleber Wellington Abade. Porém, Fábio Santos aproveitou a sequência do lance na esquerda e bateu cruzado, com perigo, para fora. Cinco minutos mais tarde, Liedson teve novo contra-ataque pela direita, mas Durval travou a jogada após o passe para Dentinho e levou o camisa 11 ao chão. O mesmo Liedson teve a chance aos 45min, mas cabeceou para fora o cruzamento que recebeu pela esquerda.

No segundo tempo, a melhor chance da partida veio aos 10min: Alan Patrick foi lançado pela esquerda e tocou por cima de Júlio César, mas Chicão tirou em cima da linha. Dois minutos depois, depois de um primeiro tempo discreto, Neymar recebeu na entrada da área e mandou no travessão.

No banco, Tite resolveu atender à torcida e William na vaga de Dentinho, mas a defesa se complicava: aos 15min, Neymar abriu com estilo na esquerda para Alan Patrick, que devolveu para o camisa 11 na área - a defesa, porém, se antecipou bem e evitou o gol.

O Corinthians melhorou nos instantes finais, levando perigo ao gol de Rafael. Aos 39min, Jorge Henrique achou Liedson na área e o centroavante acertou a trave da meta santista. A pressão prosseguiu até os minutos finais, mas o empate sem gols foi o resultado final.

Nenhum dos dois times, porém, conseguiu ir às redes do rival. Terminado o jogo no Estádio do Pacaembu, os dois times voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), na partida de volta na Vila Belmiro. O vencedor assegura o título, enquanto novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Corinthians 0 x 0 Santos

Corinthians
Júlio César; Wallace (Ramirez), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César (Morais) e Jorge Henrique; Dentinho (William) e Liedson. T: Tite

Santos
Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Adriano, Danilo, Elano (Pará) e Paulo Henrique Ganso (Alan Patrick); Zé Eduardo (Keirrison) e Neymar. T: Muricy Ramalho

Cartões amarelos
Corinthians: Wallace
Santos: Danilo e Neymar

Renda e público
R$ 1.412.840,00/34.547 pagantes

Árbitro
Cleber Wellington Abade

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

ESCRITO POR Diego Garcia
Emanuel Colombari

 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.