O Campeonato Paulista chega ao fim neste domingo depois de cinco meses e apenas uma torcida terá motivos para comemorar. Santos e Corinthians se enfrentam na Vila Belmiro, às 16 horas, pela segunda partida da grande decisão. Um novo empate e o título será decidido nos pênaltis.
Por ter feito melhor campanha jogando as fases anteriores, o Peixe teve a vantagem de decidir a decisão diante de seus torcedores. Na primeira partida, realizada no Pacaembu, os dois times fizeram uma partida bastante equilibrada, mas não conseguiram abrir o placar.
Até aqui, foram realizados 197 jogos neste Paulistão, com um total de 505 gols marcados, dando uma média de 2,56 por partida. Para chegar até a decisão, o Peixe passou por Ponte Preta e São Paulo, enquanto que o Timão eliminou Oeste e Palmeiras.
Números!
Até o momento, Corinthians e Santos se enfrentaram em 231 oportunidades, sendo 94 vitórias do Timão, 65 empates e 72 dois resultados positivos para o Peixe. Também foram marcados 422 pelos corintianos e outros 353 pelos santistas.
Se quiser ser campeão, o Peixe terá que quebrar um pequeno tabu: são quatro jogos sem vencer o rival alvinegro. A última vitória aconteceu no dia 28 de fevereiro do ano passado e foi 2 a 1 na Vila Belmiro. Depois, foram realizadas quatro partidas, sendo três derrotas e apenas um empate.
Essa é a terceira vez seguida que Santos e Corinthians se enfrentam na final do Campeonato Paulista. Em 2009, o time do Parque São Jorge levou a melhor, enquanto no ano passado os comandados do técnico Dorival Júnior levaram o caneco para a Vila. Ao longo de toda a história do Estadual, o Timão foi campeão em 26 oportunidades e o Peixe em outras 19.
Festa na Vila?
O volante Arouca deve ser a principal novidade no time do Santos para o clássico decisivo do Campeonato Paulista, neste domingo, contra o Corinthians, na Vila Belmiro. O ex-são-paulino está recuperado de um edema muscular na coxa e estará à disposição de Muricy Ramalho na final.
"Fiquei uma semana fazendo tratamento. Na terça já comecei a fazer uns trabalhos. Não senti nenhum incômodo (no treino desta sexta), estou à disposição do Muricy", afirmou Arouca, que se machucou no segundo jogo das oitavas de final da Libertadores, contra o América do México, e perdeu a partida de ida da decisão do Paulista e também o duelo que abriu a série contra o Once Caldas, na última quarta-feira.
Arouca deve voltar à equipe no lugar de Danilo, que levou o terceiro amarelo no primeiro jogo da decisão. Com isso, Adriano deve ser mantido na equipe. Outro desfalque do time é Paulo Henrique Ganso, que sofreu uma lesão no músculo reto anterior da coxa direita e deve ficar parado por seis semanas. Alan Patrick segue entre os titulares.
Timão vai para cima
O técnico Tite indicou nesta sexta-feira que deve manter Dentinho na equipe titular do Corinthians para a final do Campeonato Paulista, neste domingo, na Vila Belmiro, contra o Santos. Em baixa na equipe, o atacante corria risco de perder posição para Willian, tido como novo talismã do elenco.
"Dentinho está dentro da nossa busca do grande objetivo, joga há cinco anos aqui. Assim como o Bruno César (negociado com o Benfica) permaneceu e mostrou estar focado", afirmou Tite. "Eles foram muito leais na sequência de trabalho, tanto o Dentinho quanto o Bruno sabem da responsabilidade que têm no clube e nossa possibilidade maior é da manutenção (dos titulares)."
Tite não quer ficar com o rótulo de covarde. Vai para cima do Santos. "Nossa equipe não é assim e não vou tirá-la da normalidade. Mudar a característica é ser burro e covarde. Burrice pode ser na interpretação, não na ideia, já que disputamos cinco clássicos jogando assim e perdemos apenas um, diante do São Paulo, naquelas condições (com dois jogadores expulsos)", lembrou Tite. "Ser covarde? Não faço parte disso e não vamos ficar lá atrás", completou.
Fase Final
Rodada 2
Data 15/05/2011
Horário16h00
Local Vila Belmiro, em Santos
Árbitro Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes David Botelho Barbosa e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
Santos
Rafael;
Jonathan, Durval, Edu Dracena e Léo;
Adriano, Arouca, Elano e Alan Patrick;
Neymar e Zé Eduardo
Técnico: Muricy Ramalho
Corinthians
Julio Cesar;
Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos;
Ralf, Paulinho e Bruno Cesar;
Jorge Henrique, Dentinho e Liedson
Técnico: Tite
|