Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Futebol no Mundo
Copa América
24/07/2011 - 12:50 hs
 

Uruguai busca soberania continental diante da retranca paraguaia

A geração de Forlán e Suárez encheu o povo uruguaio de orgulho com o quarto lugar da Copa do Mundo da África do Sul e pode deixar sua marca em forma de título. Neste domingo, a Celeste planeja alcançar a soberania continental na Copa América depois dos fracassos dos favoritos Brasil e Argentina. Mas o desafio para o talentoso ataque do Uruguai promete ser difícil, já que o rival na decisão deste domingo, às 16 horas (de Brasília), no estádio Monumental de Nuñes, será a forte defesa do Paraguai.

Para Suárez, a final pode ser a consagração completa na Copa América. Além do 15º título para o país (contra 14 de Argentina e oito do Brasil), o centroavante do Liverpool, da Inglaterra, busca a artilharia isolada - ele lidera a disputa ao lado do argentino Sergio Aguero, com três gols.

"Ser goleador não importa neste momento. O fundamental é pensar no coletivo", afirma Suárez, que minimiza o fato de seu companheiro Forlán não ter balançado as redes na Copa América. "Isso não nos preocupa", emenda.

A vitória confirmaria o sucesso uruguaio no futebol neste início de década - inclusive nas categorias de base - e representaria um momento especial para um velho conhecido do público paulista. Ídolo dos são-paulinos, o zagueiro Diego Lugano é o capitão da Celeste e pode ter a honra de levantar o troféu.

"Participar desta final é um sonho, um momento único no qual você trabalhou muito. Esperamos que o Uruguai possa demonstrar novamente a sua força no domingo", planeja o camisa 2.

No Paraguai, a missão de ofuscar o artilheiro Suárez será do goleiro Justo Villar. Na fase de mata-mata, o arqueiro demonstra ótimo desempenho com a bola rolando e frieza nas disputas por pênaltis. Mas, para a decisão, o veterano, de 34 anos, está preocupado.

"Chegamos à final da Copa América graças a muito esforço. Nossos jogadores estão desgastados depois de duas partidas com 120 minutos nos últimos dias", observa o camisa 1.

Aliás, o Paraguai também convive com as críticas mesmo na posição de finalista por não ter vencido nenhum jogo no torneio - foram cinco empates, com duas classificações nos pênaltis na etapa eliminatória. "Nosso time não pode ser desmerecido por isso", reclama Villar.

Para completar os problemas no caminho até o seu terceiro título, o Paraguai não terá o seu comandante no banco de reservas. Suspenso por duas partidas, Gerardo Martino irá acompanhar a final das tribunas. Outros desfalques devem ser Jonathan Santana, Aureliano Torres e Roque Santa Cruz

FICHA TÉCNICA

URUGUAI x PARAGUAI

Local: Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina)

Data: 24 de julho de 2011, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Brasil)

Assistentes: Marcio Santiago (Brasil) e Francisco Mondría (Chile)

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates e Cáceres; González, Pérez, Arévalo Rios e Álvaro Pereira; Suarez e Forlán

Técnico: Oscar Tabárez

Paraguai: Villar; Torres (Piris), Da Silva, Verón e Alcaraz; Cáceres, Riveros, Ortigoza e Estigarribia; Valdez e Barrios

Técnico: Gerardo Martino.

Arte GE.Net
Gazeta Esportiva

 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.