A Copa São Paulo de Junior abre o calendário esportivo do ano com a participação de 104 equipes.
Na Primeira Fase, os 104 clubes estão divididos em 26 grupos, nos quais se enfrentarão entre si em turno único. Avançam para a próxima fase os líderes, mais os seis melhores segundo colocados pelo índice técnico. A partir daí, a competição será disputada em sistema simples de mata-mata. A final, como já é tradicional, acontecerá no dia 25 de janeiro (data do aniversário da cidade de São Paulo), no estádio Pacaembu, na capital.
O Santos atual bicampeão da competição já estreia na 46ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste sábado, data de início do campeonato, enfrentando o Penapolense-SP, pelo Grupo D, às 16 horas. Outro favorito ao título, o São Paulo atuará mais tarde, às 19 horas, fazendo a estreia diante do Serrano-PB. Outros seis jogos abrem a primeira rodada e todos serão acompanhados pelo Placar Ao Vivo do Futebol Interior.
Outrora revelador de grandes craques como Falcão, Toninho Cerezo, Marcelinho Carioca, Dener entre outros, a competição perdeu força nos últimos anos. Um dos motivos pelo exagero no número de participantes inexpressivos, a maioria formada por apadrinhados políticos. Outro foi a diminuição da idade, agora de até 19 anos. E, por fim, a falta de estrutura de base nos clubes, agravado a partir da aprovação da Lei Pelé, no final dos anos 90, que tirou das mãos dos clubes o poder sobre os jogadores e os entregou de mãos beijadas aos empresários. O reflexo disso não foi imediato, mais aconteceu após quatro a cinco anos. E pode ser visto claramente na falência dos clubes brasileiros – tanto grandes como pequenos
Vindo de duas conquistas consecutivas- 2013 e 2014 – o Santos é um dos favoritos em mais uma temporada. Representante do Grupo D, ele enfrentará o Penapolense, na estreia, na cidade de Lins, às 16 horas. Pelo mesmo grupo, mais cedo, às 14 horas, o Linense-SP receberá o Babaçu-MA.
O Santos vai em busca do tricampeonato
Tricampeão da competição – 1993, 2000 e 2010 – O São Paulo estreia mais tarde, às 19 horas, diante do Serrano-PB. O time da capital paulista atua pelo grupo V, que tem sede em São José dos Campos. Às 17 horas, os outros dois clubes deste grupo, São José dos Campos e São Raimundo-RR, jogarão no estádio Martins Pereira.
O primeiro jogo da competição acontecerá no estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba, onde se enfrentarão Primavera-SP e Araguaína-TO, às 9h. Duas horas depois, os outros dois representantes do Grupo O, Cruzeiro e ABC, se enfrentam no mesmo estádio.
Fechando o sábado, os quatro clubes do Grupo Q, estarão em campo no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco. Às 19 horas, o time da casa recebe o Vilhena-RO, com transmissão da TV Esporte +. Já às 21 horas, o Flamengo-RJ pega o Sampaio Corrêa-MA.
Fonte: Futebol Interior
|