Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
UEC arranca empate em jogo tumultuado
27/02/2006 - 14:21 hs
Campeonato Mineiro
 

Acabou em confusão a partida entre o Uberlândia Esporte e o América neste último sábado, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. A partida estava empatada por 1 a 1, quando aos 36 minutos do segundo tempo, o árbitro Renato Cardoso Conceição marcou pênalti duvidoso do zagueiro Valdir Tubarão, que foi expulso em seguida. Os jogadores uberlandenses, então, reclamaram da decisão e o árbitro começou a distribuir cartões vermelhos. Outros três atletas foram desqualificados da partida: o meia Elivélton, o atacante Macedo e o zagueiro Luis Eduardo.

Como no meio do segundo tempo, Safira já havia sido expulso, o time do Uberlândia ficou com apenas seis jogadores. Como o número de atletas era insuficiente para continuar a partida, o jogo teve que ser interrompido e o América não cobrou a penalidade que tinha a seu favor. O caso agora será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG). Se prevalecer o resultado de campo o UEC vai a sete pontos, mas continua na décima colocação. A rodada de ontem foi favorável ao time uberlandense, uma vez que URT, Democrata-GV e Villa Nova perderam. Dos que ainda corriam risco de cair para o Módulo II no próximo ano, apenas o Guarani venceu.

Independente da decisão do TJD, o fato é que, para próximo jogo, o técnico Roberto Palmieri terá dificuldades para armar o time. Com isso, a situação do Uberlândia, que já era difícil, ficou ainda mais complicada. E o confronto contra o Villa Nova no "Alçapão do Leão", no domingo que vem será ainda mais difícil.

Discussão

Com a confusão instituída, comissão técnica e jogadores reservas invadiram o campo e foram tirar satisfação com o árbitro. "Tínhamos uma grande preocupação com a arbitragem e deu no que deu. Agora o Uberlândia vai mostrar sua força fora de campo também. Vamos tomar as providências cabíveis", disse Waldir Silva, gerente de futebol do UEC.

Os jogadores também não pouparam críticas ao árbitro da partida. "É inaceitável. Damos o máximo dentro de campo e a arbitragem prejudica tudo", protestou Luizinho. "Foi uma lambança. Ele veio para prejudicar a nossa equipe. Esse cidadão não pode mais apitar uma partida", completou o meia Elivélton.

"Tomamos dois cartões amarelos e merecemos pelas duas faltas que fizemos, até aí tudo normal. Mas teve um pênalti no Macedo que ele não marcou. E depois, marca uma penalidade absurda e já vai para cima do Valdir para expulsar?", questionou Palmieri. "Foi covarde e incompetente. Fomos roubados por um incompetente. E há de se considerar que houve má-fé."

Do lado do América, o presidente do clube, Antônio Baltazar, disse que não entendeu o motivo da indignação dos uberlandenses, e, para ele não há o que se discutir quanto ao desenrolar da confusão. "Está tudo estabelecido, o Uberlândia não deixou bater o pênalti e obviamente a súmula vai dizer isso. Com isso, os três pontos vão para o América."

Uberlândia vai acionar o departamento jurídico

O presidente do Uberlândia Esporte, Everton Siqueira Magalhães, já acionou o departamento jurídico do clube e, apesar da indignação com o que aconteceu em campo, disse estar confiante em relação à decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Assim que a súmula for entregue na Federação Mineira de Futebol (FMF), a direção do Verdão vai tomar todas as providências para que o UEC não perca o ponto do jogo fora de campo. Mostrando decepção com a arbitragem, Everton Magalhães reforçou que o "Uberlândia vai lutar até o final para manter o resultado". "Os times da capital são sempre favorecidos. Foi um escândalo", protestou o presidente.

O TJD pode tomar três medidas em relação ao jogo de ontem. Decidir pela manutenção do resultado, anular o jogo ou dar os três pontos para o América. A decisão deve ser anunciada logo após o reinício do trabalho do Tribunal, marcado para depois do feriado de carnaval. Por enquanto, para fins de classificação, como a partida estava empatada por 1 a 1, cada equipe recebe um ponto na tabela.

Partida

As duas equipes fizeram uma partida muito equilibrada, apesar de o América criar mais chances de marcar. Como era de se esperar o América foi um time ofensivo, enquanto o Uberlândia, coeso no setor de meio, conseguiu segurar o ataque americano.

Aos 20 minutos, o Verdão levou o primeiro susto. Washington acertou a trave do goleiro Alonso por duas vezes, mas, na seqüência, a zaga tirou a bola impedindo que o Coelho abrisse o placar. Aos 35 minutos, a primeira oportunidade para o Uberlândia. De bola parada Jaiminho desperdiçou boa chance, chutando diretor para fora.

O UEC voltou para a segunda etapa sem alterações. Apesar de ter melhorado de rendimento, em relação ao primeiro tempo, o América abriu o marcador. Aos 17 minutos, Rogério partiu com a bola dominada no meio- campo, passou pelos marcadores e cruzou na medida para Euller que fez 1 a 0.

Na seqüência, Safira, que havia acabado de entrar, fez falta em Ivonaldo e, mesmo sem ter cartão amarelo, foi expulso. Apesar da desigualdade numérica e do placar, o UEC não se deixou abater. Aos 27 minutos, numa jogada de bola parada, Elivélton levantou na medida para o estreante Gilson que desviou de cabeça sem chances para o goleiro Gilberto.

O Verdão ainda comemorava o empate, quando o árbitro viu Valdir agarrar o jogador do América dentro da área. Foi aí que a confusão começou. Após dez minutos de muita discussão, os americanos não cobraram a penalidade, o Uberlândia teve mais quatro jogadores expulsos e a partida teve que ser encerrada.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA

Gilberto, Wellington Paulista, Fábio Paulista (Rogério), Fabricio Soares (Carlão), Ivonaldo, Dudu, Leo, Bigu, Euller, Adriano, Washington (Popita).

Técnico: Flávio Lopes.

UBERLÂNDIA

Alonso, Gilson, Valdir, Luiz Eduardo, Jaiminho (Macedo), Toby, Heury, Walax (Safira), Wanderson, Luizinho e Elivelton.

Técnico: Roberto Palmieri.

Arbitragem: Renato Cardoso Conceição.

Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Aurélio Gomes Faria.

 
Fonte: www.jornalcorreio.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.